Muitas vezes, quando se fala de Olimpíadas dentro das escolas, o debate ocorre durante as aulas de Educação Física. Mas, adivinha? A escola inteira pode se envolver, porque os valores olímpicos utilizam o esporte para falar de quase tudo! Inclusive de consumo consciente.


Crédito: Interação Modelo | Flickr

Você viu a cerimônia de abertura? Jogou um bolão! Naquela grande festa, o esporte também foi relacionado com educação, ampliação do conhecimento e sustentabilidade. Por isso, esta é uma ótima oportunidade para levar esses temas para a sala de aula, de forma transdisciplinar, com um exemplo de algo que está acontecendo em nosso País e faz parte do dia a dia, mesmo que seja só pela televisão ou por vídeos na internet.

Confira no site do Akatu o que a gente achou da mensagem sobre o alerta para a conscientização e o aquecimento global na cerimônia de abertura> bit.ly/abertura-olimpíadas

Você sabe quais são os valores olímpicos?
1º) amizade
2º) respeito
3º) excelência

Para completar, após as Olimpíadas, começam os jogos Paralímpicos, em que pessoas com deficiência competem em diversos esportes. Nestas competições, os valores mais destacados são a igualdade, a inspiração, a determinação e a coragem.

Cartazes com esses valores e com fotos de atletas estão disponíveis para download aqui. Uma ótima opção para a sala de aula.

Ao refletir sobre esses valores, chegamos também ao debate sobre bem-estar e a felicidade. Estar bem consigo mesmo e com as pessoas queridas, como família, amigas e amigos e comunidade escolar fazem parte de um estilo de vida mais sustentável, voltado para o consumo consciente e qualidade de vida. É também cuidar de você, dos outros e do lugar onde nos encontramos e vivemos, a sociedade, o meio ambiente e seus recursos naturais tão preciosos.

Aproveite esse momento para o diálogo entre professoras, professores e estudantes e para reforçar relações e sensibilizar a reflexão sobre esses valores.

As atividades disponíveis no Edukatu são uma bela jogada para começar. Vamos formar um time?

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

29 Comentários

26 comentários anteriores
Thumb_sq_default

IASMYM

oiiehhhhhh povo

0
0
mais de 7 anos

Thumb_sq_default

daniel

sai da i zica

2
0
mais de 7 anos

Thumb_sq_default

David Willian

oiiiiiiiiiiii

0
1
mais de 7 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012