“Professora, minha mãe demorou no banho e chamei a atenção dela!”, disse uma aluna para a professora Ana Márcia Pereira, que conta que esse tipo de relato se tornou comum entre suas alunas e alunos. São 80, no total, divididos em três salas. Isso aconteceu em apenas uma semana após a professora começar a trabalhar em sala de aula o conteúdo do percurso SOS Água, do Edukatu.

Professora de Ciências da Escola Estadual Dr. Pedro de Moraes Victor, localizada na zona norte da cidade de São Paulo, Ana conta que suas alunas e alunos se divertiram muito com as atividades e que, ainda, inspirados nelas, criaram outras novas. “Passaram a dar sugestões e inventaram histórias em quadrinhos sobre o tema depois que passei os vídeos do SOS Água.”

Não por coincidência, estudantes se tornaram protagonistas dessas histórias em quadrinhos criadas em sala de aula e também das mudanças em suas famílias, na própria escola e na comunidade. “Foi um efeito imediato. Começaram a cobrar mudanças se viam alguém desperdiçar água”, afirma Ana.


Crédito: Tahiana Máximo | Flickr

Como todos nós dependemos desse recurso natural, cada vez mais escasso, que tal darmos juntos um mergulho no percurso SOS Água? Prepare o fôlego e siga esse roteiro como se fosse um estudante investigando a melhor forma para cuidarmos desse bem tão precioso!

[Importante] Para ter acesso a todos os materiais pedagógicos e links citados abaixo, é preciso cadastrar-se antes em: edukatu.org.br Se ainda não tem cadastro, é muito simples e gratuito!

Etapa 1. Para começar, vamos sensibilizar! Que tal refletir sobre o papel de cada um de nós para que não falte água? Com o infográfico A água está em tudo, fica clara a importância que esse recurso tem em nossas vidas, além de trazer informações sobre a quantidade e onde ela existe em nosso país. O material vai ajudar a enxergar que a água está presente mesmo onde não a vemos. Faça o download do infográfico - clique aqui.

Etapa 2. Informação para a transformação! Você sabia que a água é um bem público? E ainda: o acesso à água limpa e ao saneamento é um direito humano básico! Porém, a realidade não é bem assim... Mas poderia ser! No mundo, temos água suficiente para o número de pessoas da Terra. O que deve mudar é a forma como a compartilhamos. Para debater o tema em sala de aula, acesse o material de apoio Responsabilidade de todos.

Etapa 3. Vamos calcular: um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água. Isso equivale a 30 garrafas PET de 2,5 litros. Já é muita coisa, não?! E você sabe quanto tempo gasta e quanta água consome toda vez que entra embaixo do chuveiro? Então, cronômetros na mão. [Lembrete] Essa atividade faz parte do percurso SOS Água e também é necessário ter um projeto cadastrado no Edukatu para acessá-la.

Etapa 4. Ainda estamos em casa (e de banho tomado!). Vamos conversar com nossas famílias sobre o que descobrimos? E ainda mais: o que mais podemos fazer para reduzir o desperdício de água? Com o infográfico Repense o consumo de água em casa, essa conversa pode ser ainda mais simples e divertida! Vale lembrar que uma família com quatro pessoas consome 18 mil litros de água por mês. Vamos reduzir?

Etapa 5. Para continuar, inspire e expire! Você pode assistir o vídeo da série “Consciente Coletivo”, a mais querida por professoras e professores da plataforma, para relembrar o que aprendemos. > bit.ly/espisódio-água

Etapa 6. Voltem, detetives! Aqui a investigação continua, mas na escola. E melhor: agora será junto com seus colegas. Vamos trabalhar em grupos! Para organizar direitinho, que tal começar desenhando o mapa da sua escola? Inspire-se com o plano de aula Mapa da Água

Etapa 7. Após a investigação, vamos voar mais alto! É hora de soltar a imaginação e criarmos novas possibilidades e alternativas para a nossa escola. Para auxiliar nessa tarefa, acesse o infográfico De olho no consumo de água na escola!

Etapa 8. Criar uma campanha pode ser superdivertido e ainda envolver toda a escola para mudarmos a forma como usamos a água. Vamos juntar mais estudantes! Aqui vai um passo-a-passo com várias ideias.

Mergulhou com a gente? Que tal, agora, chamar mais gente para essa brincadeira repleta de aprendizado?

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

198 Comentários

195 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Larissa

Amei isso continua assim

9
1
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

LUCIANA

Material lindo e muito didático!

1
0
aprox. 5 anos

Thumb_sq_default

Maria

Isso mesmo amei.

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012