De março a junho de 2021, o Edukatu, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, promoveu encontros com educadores e educadoras de 10 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) para abordar os temas consumo consciente, sustentabilidade, resíduos e sua relação com a economia circular. O objetivo foi incentivá-los a criar projetos temáticos com suas turmas do Ensino Fundamental e Médio utilizando os conteúdos e as atividades do Percurso Turma que Recicla (conheça aqui).

A iniciativa contou com cinco encontros virtuais para a formação do educadores na temática e, após o início das atividades com os alunos, foi possível perceber entre eles uma mudanças na percepção da importância dos temas e uma disposição para adoção de comportamentos de consumo consciente e de gestão adequada de resíduos.

Esse foi o caso dos alunos da professora Vanessa Barcellos da Escola Estadual José Maurício, em Gravataí. Participante da 1ª turma de formação do Rio Grande do Sul, ela começou a realizar as atividades do Percurso Turma que Recicla, do Edukatu, com os alunos de uma das escolas onde leciona. Depois, levou a ideia para turmas das outras escolas. A educadora e seus alunos tiveram a ideia de criar um vídeo para sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a importância do consumo consciente e da gestão adequada dos resíduos.

“O Edukatu foi um grande facilitador para trabalhar as temáticas de consumo consciente e resíduos com os estudantes. Os alunos demonstraram interesse na rede de aprendizagem e nas temáticas que ela aborda, além de ficarem surpresos com as novas descobertas, como os impactos do descarte inadequado de pilhas e remédios. Para além disso, eles foram participativos desde o começo do projeto e desenvolveram ideias sempre em conjunto”, conta Vanessa.

Além da diversão que a criação do vídeo proporcionou, Vanessa afirma ter sido uma oportunidade de grande aprendizado. Segundo ela, os alunos relataram que pretendem mudar comportamentos como, por exemplo, de redução da quantidade de resíduos gerados e de destinação adequada dos resíduos gerados. Mas é claro que não para por aí. Com uma equipe unida e envolvida na escola, a turma pretende realizar outros projetos envolvendo professores, alunos e funcionários, tendo os temas da sustentabilidade, do consumo consciente e da gestão de resíduos como base e as atividades do Edukatu como suporte.

“Existe o sentimento de satisfação e também o de esperança, para que os alunos se tornem consumidores mais conscientes e compartilhem o conhecimento com familiares e amigos”, completa Vanessa. Confira o vídeo feito pelos alunos:


SOBRE O PROJETO

Durante 2021, o Edukatu desenvolve um projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) para sensibilizar e mobilizar educadores e alunos do Ensino Fundamental e Médio para o consumo consciente e resíduos.

O projeto tem como objetivo promover a formação continuada para 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do Estado, de modo a auxiliar os educadores a abordar as temáticas em sala de aula, relacionando-as com ações cotidianas dos alunos. Para este trabalho, os educadores contam com o suporte do Edukatu, podendo utilizar todos os conteúdos e atividades que a plataforma oferece.

04/08/2021


Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

10 Comentários

7 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Lisiane

Muito bom estou feliz em participar deste projeto, pedimos e lutamos tanto por coisas novas conhecimento para o professor docente nunca é demais, pois temos fome de conhecimento.

2
0
8 dias

Thumb_sq_default

Ana

Parabéns pela proposta que vocês trouxeram este ano. O projeto está mais lúdico e muito bonito.

2
0
4 dias

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Agradecemos muito pelo feedback, professoras! :) seguimos juntas!

0
0
4 dias

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012