Banner_na_mochila_agenda
13
Jun/17

Ciclo de palestras: A Biodiversidade Brasileira

UMAPAZ

de 13, às 11h44 - até 13 às 11h44

Calendar_home_caatinga


Foto: Reprodução | Sou mais ENEM

Tem interesse em aprender sobre os biomas brasileiros? Participe do ciclo de palestras "A Biodiversidade Brasileira" e esteja mais preparado para ensinar seus alunos!

Os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença no evento e tirarem, no mínimo, nota 7 (sete) no trabalho final receberão certificado. Sob coordenação de Ruth Weg, o ciclo de palestras tem 80 vagas (40 para funcionários públicos do município de São Paulo e 40 para o público em geral). Os encontros acontecem nos dias 13, 19 e 27 de junho; e 04 e 11 de julho de 2017 (terças-feiras, exceto dia 19 de junho que será segunda-feira), das 14h às 17h na Sede da UMAPAZ (Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268). A entrada para pedestres é no Portão 7A e, para carros, no estacionamento do Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Para se inscrever, envie um e-mail para: umapaz@prefeitura.sp.gov.br

Veja a programação completa:

1º Dia – 13 de Junho (terça-feira): Mata Atlântica
Serão apresentados os desafios e as oportunidades para conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Palestrante: Daniel Arrifano Venturi - Gestor Ambiental. Analista de conservação do Programa Mata Atlântica. Local de trabalho: WWF - Brasil

2º Dia – 19 de Junho (segunda-feira): Cerrado
Apresentação do Cerrado, com suas variações fisionômicas e biodiversidade. Condições em que esse ecossistema ocorre e os fatores que o mantém desde sua origem até os dias de hoje. A finalização da palestra será sobre a conservação dos cerrados, ressaltando os principais impactos e ameaças. Palestrante: Vânia Regina Pivello – Graduação em Ciências Biológicas (USP - São Paulo). Mestrado em Ecologia de Ecossistemas (USP - São Paulo). Doutorado em Ecologia Aplicada (Universidade de Londres, Inglaterra). Livre-Docência em Ecologia (USP - São Paulo). Local de trabalho: Universidade de São Paulo, Departamento de Ecologia.

3º Dia – 27 de Junho (terça-feira): Caatinga
A caatinga, junto com a Mata Atlântica, forma o conjunto de biomas exclusivos do território brasileiro. Compreende nove estados da região nordeste do país. Caracterizada por clima semiárido, período anual longo de seca, baixo nível pluviométrico e solos rasos e pouco permeáveis. No entanto, trata-se de um ambiente extremamente rico, tanto em biodiversidade, quanto em paisagens e é essa riqueza que será observada e discutida nesse encontro. Palestrante: Raimundo Novaes Alencar Júnior - Formação: Biólogo - Centro Universitário FIEO Mestre em Ciências - Etologia - Universidade de São Paulo. Doutorado aceito: Etologia - UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz – BA. Colaborador na Labet - Laboratório de Etologia - UESC Prof. de Biologia NO colégio Elias Zarzur. Prof. Educação Ambiental e Metodologia de Pesquisa no IEDEP (Instituto de Educação e Especialização Profissional).

4º Dia – 4 de Julho (terça-feira): Amazônia
Geologia e evolução da bacia amazônica; expedições naturalistas e início dos estudos da fauna e flora amazônica; diversidade de hábitats; padrões de distribuição e processos de diversificação; centros de endemismo e blocos de especiação; desmatamento, hidrelétricas e a conservação no século XXI. Palestrante: Thiago Vernaschi Vieira Costa - Biólogo, formado pela UNESP Bauru. Mestrado em zoologia pela UNESP Botucatu. Doutorado em zoologia pela USP. Foi bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, por cinco anos e tem mais de 10 anos de experiência com biogeografia de aves Amazônicas. Local de Trabalho: Seção de Aves, Museu de Zoologia da USP.

5º Dia – 11 de Julho (terça-feira): Pantanal
Os pantanais do centro oeste do Brasil são considerados sistemas complexos e de grande vulnerabilidade. Nesta apresentação serão abordados aspectos biogeográficos desta complexidade e as ameaças recentes à sua conservação. Palestrante: Sueli Ângelo Furlan - Bióloga e Geógrafa – USP. Biogeógrafa e especialista em planejamento da paisagem. Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Local de trabalho: Departamento de Geografia - FFLCH-USP