Promovido pelo Edukatu durante o primeiro semestre de 2014, o desafio “De Onde Vêm as Coisas?” buscou estimular escolas de Ensino Fundamental a discutirem consumo consciente e ciclo de vida dos produtos a partir de objetos do cotidiano. O desafio teve três escolas ganhadoras: E.M.E.F. Vinte e Cinco de Julho (RS), E.E.E.F.M. Murilo Braga (RO) e Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES), que foram classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“Escolher as vencedoras foi também um desafio para os avaliadores. Todas as escolas que participaram da campanha mostraram interesse no tema, apresentaram ações que podem melhorar problemas reais do dia a dia de diversas comunidades. Mas, como só podíamos premiar três, selecionamos aquelas que engajaram o maior número de pessoas, completaram ao menos um percurso do Circuito Natureza e cumpriram todos os desafios propostos durante a campanha”, explica Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu.

crédito: E.M.E.F. Vinte e Cinco de Julho / Instituto Akatu

A E.M.E.F. Vinte e Cinco de Julho, situada na cidade de Campo Bom (RS), ficou em primeiro lugar com o projeto Eco Web, que surgiu da crença de que os alunos precisam vivenciar e aprender a resolver problemas reais, como os causados pela época de enchentes ou pelo período de seca, entre outros.

A equipe organizou uma campanha para mobilizar a comunidade, em que foram distribuídas mudas de árvores para plantio na ciclovia de um bairro próximo e ímãs de geladeira com lembretes do dia da coleta de lixo seco. “Desde o início, a ideia foi associar as tecnologias da informação e da comunicação à sustentabilidade, para compartilhar ações e buscar novos olhares que levassem a refletir sobre a importância da preservação ambiental”, comemora Margarida Telles da Cruz, professora de Ciências da escola de Campo Bom.

As três escolas ganhadoras serão premiadas com equipamentos de informática, para facilitar o acesso às atividades realizadas no Edukatu. A instituição que ficou em primeiro lugar também será contemplada com a produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado, além de uma oficina promovida pela equipe do Edukatu, que será realizada no dia 9 de setembro e mobilizará toda a sua comunidade escolar.

Para o segundo semestre, o Edukatu já está preparando um novo desafio, com o objetivo de promover nas escolas a discussão sobre consumo consciente de alimentos.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

46 Comentários

43 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Gabriel Santana

e importante cuidar da agua

1
0
aprox. 9 anos

Thumb_sq_default

ricardo

oi meu povo

0
0
mais de 8 anos

Thumb_sq_default

Maria

Isso

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012