Feiras de Ciências são muito importantes para o desenvolvimento educacional de nossas crianças. Além do aprendizado em si, há a chance de despertar o gosto pela pesquisa e pelas descobertas e do envolvimento com toda a comunidade escolar. Pensando nisso, a Elektro e o Instituto Akatu lançam o “Desafio Energia Todo Dia”, que convoca professores das escolas da área de atuação da Elektro a realizem uma Feira de Ciências priorizando a criação de projetos sobre consumo consciente de energia elétrica.

Para participar é simples e fácil. Basta que as equipes das escolas das cidades habilitadas (clique aqui para ver a lista de quem pode participar) desenvolvam um projeto com foco na redução do consumo de energia elétrica, em evitar seu desperdício ou que trate de novas fontes sustentáveis de energia e realizem uma Feira de Ciências. A professora ou professor responsável deve ainda preencher o Relatório da atividade e enviar para o e-mail edukatu@akatu.org.br até o final do desafio. Podem participar todas as escolas de Ensino Fundamental das 232 cidades em que a Elektro é distribuidora de energia elétrica. Confira no Regulamento se sua escola pode participar.

Quem conseguir mobilizar mais pessoas com um projeto incrível, ganha o desafio! O professor que criar e incentivar a equipe e conquistar o primeiro lugar ganha uma viagem nacional com acompanhante, e segundo e terceiro lugares ganham um tablet. E suas escolas também serão premiadas, com a realização de oficina pedagógica e materiais de informática.

O desafio faz parte do “Projeto Prioritário de Eficiência Energética” realizado pela Elektro em parceria com o Instituto Akatu, que visa promover hábitos de uso consciente para reduzir o desperdício de energia elétrica. Esta ação é realizada por meio do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu.

“A importância de um evento destes para a comunidade escolar é diminuir o consumo de energia na escola e em casa. O 'Desafio Energia Todo Dia' promove a interação das pessoas da escola e da comunidade escolar e aumenta o conhecimento sobre questões relevantes do dia a dia. Isso com o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e da educomunicação. E ainda promove o protagonismo de estudantes. Estas são questões muito importantes para a educação que queremos hoje”, afirma Marilda Rahal, coordenadora do projeto.

Marilda explica como será feita a curadoria e a seleção dos melhores projetos para a distribuição de prêmios. “Vamos avaliar a quantidade de pessoas mobilizadas e envolvidas dentro da escola e de toda a comunidade escolar. Além de analisar a frequência e qualidade das postagens sobre a Feira de Ciências dentro na plataforma.”

Com inscrições abertas, o desafio vai até 20 de novembro. A participação é gratuita e os resultados serão divulgados no site do Edukatu no dia 05 de dezembro.

Acesse aqui o regulamento completo do “Desafio Energia Todo Dia”.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

32 Comentários

29 comentários anteriores
Thumb_sq_bhb

cinthia

legal

3
0
mais de 7 anos

Thumb_sq_foto-0028

Andréa

Muito bom!!!!

2
0
mais de 7 anos

Thumb_sq_15326312_214217135694399_5181974573005116726_o

Renata

Torcendo muito para o resultado ser positivo a nosso favor...que venha dia 5!!

2
0
mais de 7 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012