Em 2023, o programa Edukatu completou 10 anos de atuação, celebrados com ações, online e presenciais, cheias de trocas, novos aprendizados e conhecimentos. Diferentes cidades e projetos em escolas receberam formações e se tornaram parte do programa de aprendizagem do Instituto Akatu.

As atividades de sensibilização e mobilização para o consumo consciente com estudantes e profissionais da Educação Básica foram realizadas em 3 estados: Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Em um ano repleto de novas histórias e muito afeto, relembre com a gente todos os momentos especiais deste ano.

MOBILIZAÇÃO EM SÃO PAULO

Desde 2022, o Instituto Akatu tem liderado uma iniciativa em São Paulo (SP) para promover o consumo consciente, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável nas escolas da rede municipal, em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (NEA/SME).

Em 2023, um novo ciclo de formações foi realizado, para atender novas turmas e contemplar um número maior de educadores, dando continuidade à sensibilização sobre essas importantes temáticas alinhadas ao Currículo da Cidade.

O projeto teve como foco profissionais da Educação Básica da rede municipal de ensino, que se inscreveram no curso “Educação Ambiental na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Ao todo, cerca de 600 profissionais de educação foram sensibilizados e mais de 6 mil estudantes foram alcançados com os projetos realizados pelos educadores.

Curso EaD sobre ODS e consumo consciente na prática

O curso online "Agenda 2030, ODS e Consumo Consciente na Prática", desenvolvido em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), por meio da UMAPAZ, é o primeiro curso a distância e autoinstrucional lançado pelo Akatu. Com videoaulas, textos de apoio e atividades, os cursistas são estimulados a colocar seus conhecimentos na prática e mobilizar outras pessoas para o consumo consciente e os ODS.

O curso já está disponível na plataforma EaD da UMAPAZ, para interessados que moram, estudam ou trabalham na capital paulista e, a partir de maio de 2024, o curso também ficará disponível por meio da plataforma EaD do Edukatu para profissionais da educação de todo o Brasil. Para saber mais, clique aqui.

Parceria com Liga Solidária

Neste ano, o consumo consciente, educação ambiental e desenvolvimento sustentável foram temas de formações em parceria com a Liga Solidária, Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que atua há 100 anos em projetos socioeducativos.

O projeto contou com mais de 30 educadores e colaboradores da Liga Solidária, que se inscreveram em nossa formação online sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e consumo consciente e aplicaram seus conhecimentos nas unidades educacionais gerenciadas pela Liga na cidade de São Paulo.

MOBILIZAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

Em parceria com Elera Renovável, o Edukatu desenvolveu um projeto de sensibilização por meio de formações online com educadores das redes municipais de ensino de Nova Bassano, Guaporé, Serafina Corrêa, Jaquirana, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Vacaria, Dois Lajeados, Fagundes Varela e São Francisco de Paula sobre o tema de energia e consumo consciente. Após as formações, os educadores realizaram atividades de mobilização com os estudantes, a fim de compartilhar informações e colocar seus aprendizados em prática. Neste projeto, foram alcançados 1.370 estudantes e educadores. Para saber mais sobre o projeto, confira aqui.

MOBILIZAÇÃO EM SANTA CATARINA

Lebon Régis (SC)

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lebon Régis (SC), o Edukatu abordou o tema de consumo consciente, sustentabilidade e gestão adequada de resíduos sólidos com educadores da rede. O município já abordava o tema da sustentabilidade com o uso da tecnologia e possui internet banda larga em 77% das escolas. Dentro de uma proposta de formação interativa e dinâmica, foi possível expandir a temática e os interessados se inscreveram e participaram de três encontros online com a nossa equipe junto ao desenvolvimento das atividades. Tivemos mais de 100 educadoras e educadores inscritos.

É com sentimento de gratidão que o Edukatu encerra o ano. Foram momentos importantes para a nossa trajetória, no momento em que completamos 10 anos de atuação. Seguimos criando, renovando e fazendo novos planos para o próximo ano. Desejamos a todos um 2024 repleto de momentos especiais. Boas Festas!

19/12/2023

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012