A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da escola estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara, no Mato Grosso, tratam tais materiais. Usando esses ‘descartáveis’ como matéria-prima, eles produzem verdadeiras obras de arte sob a forma de quadros em mosaico. “Os alunos fizeram uma releitura da obra ‘Girassóis’, de Van Gogh, e esse quadro foi leiloado por R$ 2.100, com a arrecadação revertida para o Hospital do Câncer de Barretos”, conta Eleni Jung, professora de artes da escola.

Tamanha criatividade fez com que a proposta fosse reconhecida como a iniciativa mais inovadora entre os 115 projetos enviados por escolas de 23 estados brasileiros para o projeto “Um Novo Olhar sobre o Plástico", desenvolvido pelo Instituto Akatu, em parceria com a Braskem e o Instituto Faça Parte. Assista acima à reportagem em vídeo, que foi parte da ação de reconhecimento pelo projeto, e saiba mais sobre a iniciativa da escola de Juara.

Clique aqui para ver mais fotos

Como parte da premiação, cinco dos alunos participantes foram convidados a conhecer o Pólo Petroquímico de Triunfo, da Braskem, no Rio Grande do Sul. A movimentação em torno do projeto o levou para além dos muros da escola, atraindo a atenção da mídia local. A repercussão também alcançou a comunidade, gerando parcerias visando à entrega dos recicláveis não utilizados para uma associação de moradores, que se encarrega de prensá-los e encaminhá-los para reciclagem.

Gostou dos resultados dessa experiência? Que tal replicar ou desenvolver um novo projeto em sua escola?


27 Comentários

24 comentários anteriores
Thumb_sq_20220719_103110

Ana

Parabéns pelo projeto! Excelente trabalho, a experiência e o desempenho dos alunos, proporcionaram a conscientização de consumo consciente e a reutilização de recursos para a unidade escolar e a comunidade local.

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Eliana

Muito interessante o projeto da Escola Luiza Nunes Bezerra, iniciativas como essa precisamos ter sempre nas escolas.

0
0
mais de 1 ano

Thumb_sq_default

Elisabete

Parabéns excelente trabalho.

0
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012