HISTÓRICO

O Reuse é uma iniciativa com foco em economia circular da Dow e do Instituto Akatu, cujo objetivo é promover o consumo consciente, a coleta seletiva e a logística reversa, principalmente de produtos contendo espumas de poliuretano (PU), conciliando estratégias em educação, mobilização social e comunicação com um sistema de operação de coleta, tratamento e destinação final com reaproveitamento dos materiais.

O projeto teve início com a realização de um piloto em 2021, no município de Hortolândia (SP), que contou com o apoio da Prefeitura e da Ortobom. Ao todo, foram recolhidos e tratados cerca de 3.500 colchões, sofás e similares no município, com o total de mais de 83 toneladas de resíduos volumosos que deixaram de ir para o aterro sanitário e tiveram seus materiais reaproveitados.

Outros resultados alcançados pelo projeto:

  • 152% na quantidade de itens contendo espumas de PU descartados pela população nos ecopontos do município, ou seja, de maneira adequada, na comparação com o ano anterior.
  • Mais de 1.100 educadores e estudantes, de 30 escolas da rede municipal de ensino, além de familiares e outros moradores, sensibilizados e mobilizados para o consumo consciente e o descarte adequado de resíduos, por meio de encontros, atividades, materiais de apoio e outros meios.
  • Realização de campanha de comunicação, com ações de divulgação da iniciativa para todo o Brasil, via imprensa e mídias sociais, e com ações locais, por meio de carros de som, outdoors e divulgação em estabelecimentos comerciais, para informar a população do município sobre a importância e as opções de descarte adequado de colchões e sofás, em especial os ecopontos.
  • Implementação de um sistema de coleta, transporte e tratamento de colchões, sofás e similares, com reaproveitamento dos materiais, em conjunto com cooperativa de reciclagem e integrado ao programa de coleta seletiva do município.

Para mais informações, veja o case completo do piloto de 2021 ou entre em contato com a nossa equipe.