COMISSÃO JULGADORA

A EQUIPE DO desafio aproveita para agradecer aos especialistas que colaboraram no difícil processo de seleção dos planos de ação contemplados.

Adriana Ferreira Tavares: LL.M. pela Cornell Law School, USA. Especialista em direito administrativo pela FGV Law. Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada de TozziniFreire Advogados, foi associada estrangeira no escritório Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Nova Iorque, USA, entre 2018 e 2019. Atuação em diversos setores de infraestrutura, com especialidade em contratações públicas, contencioso administrativo junto aos órgãos de controle, assuntos regulatórios e de compliance envolvendo contratações governamentais. Publicações: “As contratações de serviços de iluminação pública sob a ótica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo” - Trabalho publicado na Revista de Direito Administrativo Contemporâneo, n. 25, julho-agosto de 2016, pp.: 163-205.

Daniella Tilbury: Acadêmica, educadora e líder em sustentabilidade, reconhecida como uma das principais figuras internacionais na área de Educação para Sustentabilidade. Ocupou posições de liderança acadêmica em universidades no Reino Unido, Austrália, Hong Kong e Gibraltar. Liderou vários projetos de agências nacionais (como o Instituto Australiano de Pesquisa em Educação para a Sustentabilidade - ARIES), além de conduzir avaliações de campo e escolares em mais de 23 países, incluindo o Brasil. Ela fez parte de uma equipe avaliativa do impacto do trabalho educacional realizado pelo WWF e também foi contratada pelo governo australiano para avaliar os modelos e o impacto de Escolas Sustentáveis em todo o mundo. Atualmente, é Comissária para o Desenvolvimento Sustentável do Governo de Gibraltar, consultora em educação da UNESCO em San José e membro do Comitê Diretor de Educação para Sustentabilidade da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa.

José Augusto Dias de Castro: Sócio na área de Direito Administrativo de TozziniFreire, atua em questões de Direito Administrativo Sancionatório ligadas a compliance e já coordenou investigações independentes para companhias abertas envolvendo diversas jurisdições. Atua também na avaliação de riscos relacionados à legislação anticorrupção em transações corporativas. Possui ampla experiência em aspectos governamentais, regulatórios e de compliance relacionados à implementação de projetos de infraestrutura, especialmente portos e terminais, e do setor de petróleo e gás no Brasil.

Kenneth Ochoa: Engenheiro ambiental com ênfase em estratégias de prevenção ambiental (Universidade dos Andes) e Mestre em gestão ambiental (Universidade El Bosque). Tem ampla experiência em cadeias de suprimentos sustentáveis, indicadores de ecoeficiência, relatórios de sustentabilidade, avaliação do ciclo de vida e responsabilidade socioambiental. É consultor externo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Professor e Coordenador de Relações Internacionais da Faculdade de Engenharia da Universidade El Bosque (Colômbia).

Peter Woods: Como executivo sênior trabalhando para o governo australiano, esteve envolvido no desenvolvimento e implementação de políticas nacionais em várias áreas ambientais, incluindo conservação da natureza, áreas protegidas, planejamento marinho, práticas tradicionais indígenas e educação ambiental / educação para a sustentabilidade. Na área de educação australiana, presidiu a Rede Nacional de Educação Ambiental (NEEN) e foi membro do Conselho Nacional de Educação Ambiental (NEEC). Foi fundamental no desenvolvimento do primeiro Plano de Ação Nacional do Governo Australiano para Educação Ambiental, lançado em 2000, de seu sucessor em 2009, e da estratégia do Governo Australiano para Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Foi o representante do governo australiano no Conselho Administrativo do Instituto de Estratégias Ambientais Globais (IGES) do governo japonês de 2005 a 2010 e, posteriormente, foi nomeado conselheiro. Atualmente trabalha como consultor em governança corporativa, planejamento estratégico e Tecnologias da Informação e Comunicação, com um interesse particular no papel que as TIC podem desempenhar na sustentabilidade.

Renata Maranhão: Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, onde atua na área de Capacitação do SINGREH. Atuou durante 15 anos no Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente como técnica temporária em políticas públicas, analista ambiental, gerente de projetos e diretora de educação ambiental. Nesse período trabalhou na elaboração e implementação de políticas públicas de educação ambiental. Mestre em Ciências Florestais, Especialista em Gestão Pública e Graduada em Engenheira Florestal.

Equipe do IGES - Institute for Global Environmental Strategies (IGES)

Equipe do Instituto Akatu