PELO MUNDO

Global Search for Sustainable Schools

O Desafio Escolas Sustentáveis faz parte de uma iniciativa global, chamada Global Search for Sustainable Schools, que está sendo promovida ao mesmo tempo em mais oito países: Namíbia, África do Sul, Uganda, Camboja, Quirguistão, Filipinas, Vietnã e Suriname.

Cada país contará com seu próprio processo de seleção, baseado em critérios globais acordados entre os organizadores. A ideia é estimular a troca de experiência e o intercâmbio de informações entre as escolas selecionadas nos diferentes países, de modo a estimular ainda mais a efetiva integração das temáticas relacionadas à sustentabilidade no dia a dia escolar, tanto em termos de infraestrutura como de currículo. É por isso que haverá, durante o período de execução dos planos de ação, diversas oportunidades de intercâmbio entre as escolas contempladas nos diferentes países.

Mas, essencialmente, este projeto global busca estimular professores e alunos a participarem da implementação da educação para a sustentabilidade em suas escolas, incentivando-os a adotar um estilo mais sustentável de vida na escola e em sua vida cotidiana em suas comunidades. Confira mais informações em https://sustainableschools.vision/

No Brasil, a iniciativa está sendo promovida pelo Akatu, com o apoio do IGES e da One Planet Network e financiamento do Ministério do Meio Ambiente do Japão.