REGULAMENTO E FAQ

REGULAMENTO

Antes de estruturar o plano de ação de sua escola, recomendamos fortemente que você baixe o Regulamento Geral e o Rascunho do Formulário de Inscrição, para que possa considerar os critérios de seleção e redigir seu plano de ação no formato adequado.

Vale lembrar que o Regulamento Geral é composto por duas partes: o Regulamento em si, que traz todas as orientações para o processo de submissão e seleção, e o Termo de Colaboração, que traz todas as regras para a execução do plano de ação (repasse de verbas, prazo de execução e prestação de contas). Recomendamos a leitura atenta de ambos.

Mas, se ainda assim, ficarem dúvidas sobre o processo e sobre a submissão, não hesite em contatar a equipe do Desafio por meio do e-mail edukatu@akatu.org.br. Fique de olho também no site do Edukatu - serão agendados alguns bate-papos on-line para tirar dúvidas.

FAQ

1. Como tratar sustentabilidade e consumo consciente dentro da escola?
Não há uma fórmula única, pois cada escola tem uma realidade. Mas há uma série de sugestões, orientações e dicas na seção Sustentabilidade na Escola e no portal Edukatu como um todo. Se ainda assim você tiver dúvidas, pode enviar por e-mail para edukatu@akatu.org.br ou. se estiver em uma das regiões metropolitanas atendidas, pode receber a visita de um de nossos educadores.

2. O que é o Plano de Ação?
O Plano de Ação, para este Desafio, representa o conjunto de atividades que serão realizadas para estimular a educação para o consumo consciente e a sustentabilidade dentro da escola. Ele deve ter duas versões, para estar alinhado às possibilidades de financiamento do Desafio: uma de custo de no máximo R$ 30mil e outra de no máximo R$ 105mil. Ele deverá contemplar no máximo seis meses de atividades, na medida em que, se a escola for contemplada, deverá realizar suas atividades da segunda quinzena de fevereiro de 2020 a primeira quinzena de agosto de 2020.

3. Como e quando o financiamento será repassado?
As escolas selecionadas receberão o financiamento em 2020, como previsto no Termo de Colaboração. O valor total será repassado em 3 parcelas - 50% em fevereiro de 2020, 30% em maio de 2020 e 20% ao final da execução, sendo que a segunda e terceira parcelas estão condicionadas à prestação de contas do plano de ação (evolução das atividades e financeira). Por isso, ao elaborar seu orçamento e plano de ação, é importante considerar esta previsão para os desembolsos para a escola.

4. O Desafio é só para escolas públicas?
Escolas particulares também podem submeter seus planos de ação para o Desafio, mas não serão consideradas para o financiamento. As escolas particulares com os melhores planos de ação receberão uma menção honrosa.

5. O que é o Termo de Colaboração?
É o documento que deverá ser assinado pelas escolas contempladas e pela organizaçâo do Desafio, que regulará o relacionamento entre eles durante a execução do plano de ação, principalmente relativo ao repasse de verbas, prestação de contas e monitoramento de atividades.

6. Minha escola pode receber a visita de um educador do Desafio?
Algumas escolas, em algumas regiões metropolitanas, poderão receber a visita de um educador do Desafio, que promoverá uma atividade de sensibilização da comunidade escolar e poderá esclarecer dúvidas e orientar durante o processo de submissão (agosto a outubro). Entre em contato pelo e-mail edukatu@akatu.org.br e verifique se sua região será atendida.

Regulamento elaborado com o apoio de