Banner_na_mochila_agenda
1
Mar/24

Dia do Turismo Ecológico

dia 1, 22h8

Calendar_home_calendar_home_montanhas_campo_222x131_1_


Em 1º de março comemora-se o Dia do Turismo Ecológico. Também conhecida como ecoturismo, essa modalidade de turismo foi introduzida oficialmente no Brasil em 1988. Pode ser classificada como uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, que se utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação da consciência e da cidadania ambientais através da interpretação do ambiente, além de garantir o bem-estar das populações envolvidas.

Apesar do turismo ecológico ser comumente praticado em áreas distantes de centros urbanos, ele pode perfeitamente ser realizado até mesmo nas maiores cidades, como é o caso de São Paulo. Uma de suas principais propostas é colocar a pessoa frente a um mundo ainda pouco explorado por ela. É com esse intuito que vários parques urbanos no Brasil e no mundo promovem roteiros com trilhas e outras atividades que possibilitam a prática do ecoturismo.

O que você acha de celebrar essa data planejando um roteiro de turismo ecológico em sua cidade? Além de informações disponíveis na internet, na secretaria de meio ambiente da sua cidade, em livros, jornais e revistas, vocês também podem visitar os locais escolhidos, para conhecer melhor seus atrativos, tirar fotos, explorar conhecimentos sobre seres vivos, recursos naturais e aspectos históricos e culturais. Lembre-se de compartilhar os resultados com a rede do Edukatu.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre