Banner_na_mochila_faca_acontecer

Status:

Faca_acontecer_default

yyyyyyyy

jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

Faca_acontecer_default

Turma Ativa

Esse ano, através do livro didático e alguns materiais adicionais retirados de outros livros e internet, os alunos aprenderam sobre consumo consciente que pode ser praticado no dia a dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços ou pela escolha das empresas da qual comprar em função do seu compromisso com o desenvolvimento sócio- ambiental. Mas além disso, participamos da coleta de óleo usado e pilhas usadas.

Faca_acontecer_default

Conscientizar é inovar

O projeto surgiu a partir de um conteúdo de Ciências que tem intenção de estimular a reciclagem, ou seja, incentivará reutilização de materiais, a fim de conscientizar estudantes, educadores, enfim, toda a comunidade escolar, sobre a importância de se reduzir a quantidade de lixo, tornando-os, assim, multiplicadores em suas famílias e comunidades. A professora, juntamente com os estudantes, pensou em fazer algo que fosse utilizado em nossa escola, com materiais que seriam descartados. Daí a ideia de um puff com caixotes, caixotes esses que são descartados pela cozinha da escola e do Centro de Treinamento, além de serem descartados pelo comércio, para serem utilizados pelos estudantes nas atividades desenvolvidas fora da sala de aula e nos momentos de descontração. Ao conversarmos com a professora de Arte, percebemos que o trabalho contemplava habilidades e competências desenvolvidos nos dois componentes e conteúdo que se completavam e/ou complementavam Ciências e Arte – Design de objetos utilitários. Surgiu assim, a parceria entre Ciências e Arte. O projeto está em andamento com participação intensa dos estudantes...

Faca_acontecer_default

De energia e consciência limpa

O projeto trabalha com conceitos de sustentabilidade e fontes renováveis de energia. Os alunos já pesquisaram sobre as fontes renováveis, materiais que podem ser reciclados, as consequências do efeito estufa, chuva ácida, buraco na camada de ozônio (CFCs). Os alunos irão desenvolver um jogo que envolva a comunidade escolar com dicas de como utilizar os recursos naturais e não agredir o ambiente.

Faca_acontecer_download

Óleo: Sustentabilidade e Preservação da Natureza

O desenvolvimento deste projeto, além de contemplar as expectativas da unidade trabalhada em Ciências da Natureza “Solo: preserve esse recurso natural”, justifica-se pela importância de se construir conhecimentos e desenvolver hábitos de respeito e cuidado com os recursos naturais, estabelecendo relações significativas com o meio ambiente, além de consolidar o conhecimento através de uma Campanha de conscientização da comunidade escolar sobre o descarte de óleo de cozinha usado, onde na maioria das vezes são jogados no solo ou na água.

Faca_acontecer_default

defrf

fefe

Faca_acontecer_qo6bqockvqwj0mv6skfn63382t16_g1

Projeto ÁGUA - O MAIOR BEM DA TERRA, PRESERVE

Este projeto é multidisciplinar e será realizado com 4ºanos C e D manhã e tarde. À partir da proposta do Instituto Akatu, que desenvolveu a plataforma Edukatu, para participação de professores que desenvolvessem ações referentes à preservação da ÀGUA, Meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente, este projeto tem por justificativa formar uma Comunidade Sustentável em que as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presenta e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças.

Faca_acontecer_consumo_consciente

Cidadania e Consumo Sustentável

- Reconhecer que os seres vivos estão ameaçados de extinção em decorrência de atividades humanas (poluição, queimadas, desmatamento, entre outros). - Reconhecer-se como parte integrante do ecossistema, estando atento para as questões de poluição e desperdício, compreendendo a importância dos "4 Rs" (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) para a preservação do meio ambiente. - Conhecer a importância do tratamento da água, do esgoto, do lixo (captação, armazenamento, tratamento e distribuição) para melhoria da qualidade de vida. - Reconhecer as principais formas e causas de poluição e outras agressões ao meio ambiente de sua região, posicionando-se frente a eles.