Banner_na_mochila_faca_acontecer

Status:

Faca_acontecer_default

KEEP CALM and seja sustentável

Em nossa Escola sempre trabalhamos projetos que envolvam a sustentabilidade, indiferente de ser envolvido ou não com outras empresas. Nesse momento em parceria com Akatu temos como objetivo ultrapassar as ações simples de mobilizações e sensibilização já propostas normalmente por nosso grupo pedagógico e quem sabe dessa forma ter resultados mais eficientes.

Faca_acontecer_default

Reutilizando resíduos sólidos

O projeto em questão visa a reutilização de garrafas Pet, na organização de um relógio do corpo humano que será feito para o plantio de chás na escola.

Faca_acontecer_default

Resíduos na escola.

O Projeto é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os alunos para o consumo consciente e a gestão de resíduos sólidos.

Faca_acontecer_default

Projeto Matemático em Sustentabilidade

Projeto a ser desenvolvido dentro da disciplina de Projetos Matemáticos em Sustentabilidade.

Faca_acontecer_default

Escola Sustentável

Estamos organizando diferentes propostas e algumas delas são um horto escolar com plantas medicinais, reuso da água da chuva, reciclagem de diferentes materiais recicláveis.

Faca_acontecer_default

Consciência Ambiental

consumo consciente.

Faca_acontecer_default

Plástico: Brincando e Reciclando

Este projeto nasceu devido ao curso oferecido pela Edukatu em parceria com Secretaria de Educação do município de Candeias. Levando-se em conta o elevado consumo de produtos que tem suas embalagens plásticas descartadas no meio ambiente de forma inconsciente. Surgiu a necessidade de uma orientação para uma mudança de atitudes que os alunos possam inserir no seu cotidiano doméstico, escolar e na sociedade a qual estão inseridas. Buscamos desta forma sensibilizar pais e alunos da importância de reciclagem e reutilização com o intuito de diminuir a quantidade de lixo plásticos descartados na natureza diariamente. Sendo assim acreditamos que a escola tem um importante papel no que diz respeito ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos em relação a proteção da natureza, diante contexto temos como objetivo fomentar discussões relevantes em relação ao descartes indiscriminado de matérias plásticos no meio ambiente bem como, as consequências destas ações para um futuro próximo.

Faca_acontecer_default

Consumo consciente e ajudando o próximo e o planeta

Sim, Recolhemos tampinhas de garrafas pet, de todas as corres, onde os alunos recolhem em suas casas e na rua e depois separam por cores. Depois levamos para a escola que faz a venda das tampinhas que eu também trabalho a mais de dez anos. Com a venda das tampinhas, a metade do valor fica com a escola e a outra metade é doada a alguma instituição local que necessita estas duas ultimas vendas foram para a APAE e o Hospital. Acredito que essas duas entidades ajudam e muito o nosso município, e estamos sempre buscando mais parceiros na arrecadação. Assim os alunos se envolvem e cuidam do planeta e já ajudam a comunidade, cumprem com o seu papel de protagonista na educação. Já trabalhamos com outros projetos como a horta, reciclagem do lixo... Também trabalha comigo a professoras Fernanda Heckler, que trabalha nesta escola e na escola Pedro Schüler.

Faca_acontecer_default

A relação entre lixo e hábitos de consumo

O Projeto surgiu da análise dos problemas ambientais existentes: queimadas, mudanças climáticas, aquecimento global e cenário de pandemia COVID 19, no mundo.