Quem Somos

O Edukatu é um programa que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.

Com informações e materiais de referência sobre os temas, a plataforma do Edukatu convida os participantes a realizar atividades por meio de circuitos de aprendizagem. Essa navegação guiada é uma experiência inovadora que os levará:

1. a solucionar desafios de pesquisa e estudo;
2. a comentar e debater com outros internautas;
3. a compartilhar suas produções e/ou criações sobre o tema; e
4. a promover ações práticas de intervenção nas comunidades escolares envolvidas.

Por meio dos circuitos de aprendizagem e de outras ferramentas interativas, o Edukatu visa ser também um instrumento de mobilização, facilitando o desenvolvimento de uma comunidade de engajamento contínuo em favor do consumo consciente. Nessa rede, cada participante se tornará um disseminador do que aprendeu, ampliando de forma colaborativa o alcance dos debates e intervindo diretamente no dia a dia e nas práticas cotidianas daqueles que o cercam.

Contexto

O Edukatu foi desenvolvido e é promovido pelo Instituto Akatu, uma organização não governamental sem fins lucrativos com sede em São Paulo e que, desde sua fundação em 15 de março de 2001, trabalha em todo o Brasil com campanhas de comunicação e projetos de educação em empresas, escolas e comunidades para a disseminação de novos valores e práticas de consumo consciente visando à sustentabilidade. Clique aqui para saber quem são os apoiadores do Instituto Akatu.

O projeto do Edukatu parte da importância do educador como agente transformador, seja ele professor ou pai/mãe, acolhendo e fortalecendo o encontro entre quem aprende e quem ensina. Esse fundamento se reforçou ainda mais em 2012, com o apelo feito à urgência da educação para a sustentabilidade incluído no documento final da Rio+20, "O futuro que queremos".

Sua elaboração envolveu especialistas em educação, sustentabilidade, comunicação e cultura digital. Sua abordagem destaca a internet e as tecnologias de comunicação como linguagens fundamentais, que dinamizam as relações e estimulam a constante troca de informações, principalmente dentro do ambiente escolar.

Outro ponto de convergência com a cultura digital é que parte dos materiais educacionais disponibilizados em sua plataforma, alguns originariamente desenvolvidos em outros projetos do Akatu, estão disponibilizados em um formato REA (Recursos Educacionais Abertos), ou seja, estão sob domínio público, o que permite sua utilização ou adaptação por terceiros (saiba mais sobre o REA em http://rea.net.br/).

Crie já o seu perfil e explore o Edukatu em todo o seu potencial!

Fale Conosco