Banner_na_mochila_agenda
7
Abr/24

Dia Mundial da Saúde

dia 7, 22h55

Calendar_home_saude2


Em 1948, a primeira Assembleia Mundial da Saúde propôs que se criasse um Dia Mundial da Saúde, para comemorar a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Dois anos depois, em 1950, a data passou a ser festejada, fundamentada no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado em promover a saúde. A cada ano, as Nações Unidas elegem um tema de saúde específico, que diga respeito à melhoria das condições de vida da humanidade naquele momento e que a OMS avalie necessário promover. O tema escolhido é trabalhado através de campanhas de educação e de conscientização em todo o mundo.

Vale lembrar que saúde começa com saneamento básico, educação, higiene, segurança alimentar e políticas de prevenção. Ainda hoje a cultura da doença prevalece, relacionando o tema a médicos, hospitais, remédios e tratamentos paliativos.

E você sabia que as campanhas e a luta pela melhoria das condições de saúde também fazem parte dos Objetivos do Milênio - ODMs, criados pela ONU? Os ODMs oferecem diversas possibilidades para se trabalhar, tanto na escola, como em atividades externas, com temas de grande importância nos dias de hoje, que dialogam diretamente com consumo consciente e estilos sustentáveis de vida.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Prefeitura de Porto Alegre