Banner_na_mochila_agenda
16
Mai/18

Dia do Gari

dia 16, 23h7

Calendar_home_garifinal


Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de limpeza pública, ainda no Brasil imperial, organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis.

Neste dia, convidamos tod@s a refletirem sobre a delicada relação entre o nosso consumo, a geração de resíduos sólidos e a função social desempenhada por esses profissionais. Mesmo reconhecendo a fragilidade dessa profissão, o que podemos fazer para mudar o nosso consumo e valorizar essas pessoas, como trabalhadores e cidadãos?