Banner_na_mochila_agenda
22
Mai/24

Dia Internacional da Biodiversidade

dia 22, 23h8

Calendar_home_biodiversidade2


O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pelas Nações Unidas em 1992, no dia 22 de maio. Nesse dia foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, assinado dias depois pelo Brasil e vários outros países durante a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida também como Eco-92 ou Cúpula da Terra, realizada entre 3 e 14 de junho desse ano no Rio de Janeiro.

A Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) define normas e princípios que devem orientar o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país que a assinou. Em linhas gerais, a CDB propõe regras para assegurar a conservação da biodiversidade e o seu uso sustentável e a justa repartição dos benefícios provenientes do uso econômico dos recursos genéticos, respeitada a soberania de cada nação sobre o patrimônio existente em seu território. A Convenção já foi assinada por 175 países, dos quais 168 confirmaram o compromisso, incluindo o Brasil (Decreto Nº 2.519 de 16 de março de 1998).

Mas como podemos trabalhar o tema da biodiversidade na escola? Uma boa dica é a Carta da Terra para crianças, que apresenta uma série de princípios que nos orientam sobre como podemos agir para cuidarmos da vida no planeta, na cidade, na escola e em todo lugar.

Mais informações: ICMBio