Banner_na_mochila_agenda
17
Jun/24

Dia de Combate à Desertificação e à Seca

dia 17, 23h16

Calendar_home_file000963162894


O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca tem sido realizado desde 1995. Desde então, os países integrantes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, as organizações do Sistema das Nações Unidas, organizações internacionais e não-governamentais e outras partes interessadas têm celebrado este dia especial com uma série de atividades de divulgação em todo o mundo.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é uma ocasião única para lembrar a todos que a desertificação pode ser combatida de maneira eficaz, que as soluções são possíveis e que os instrumentos necessários para isso residem no fortalecimento da participação comunitária e na cooperação em todos os níveis.

No Brasil, parte de nosso território apresenta uma condição climática caracterizada por períodos de seca prolongada e chuvas concentradas, onde predominam os climas semiárido e subúmido seco. Ao longo dos anos, a ocupação humana e a exploração dos recursos naturais vêm impactando essas regiões do país, provocando a degradação da terra, a perda da cobertura vegetal nativa e a redução da disponibilidade de água.

Mais informações: Ministério do Meio Ambiente