Top_default

Pensando sobre o lixo da nossa escola

COLEGIO PEDRO II -UNIDADE ENGENHO NOVO I | RIO DE JANEIRO - RJ

Projeto da equipe

Ideias:

Todos os dias, se produz, na escola, grande quantidade de lixo: o que resta no final dos recreios, nas salas de aula e nos vários ambientes onde alunos, professores e outros profissionais desenvolvem suas atividades. Pensando nesta questão e na necessidade de se refletir sobre pontos importantes como desperdício, consumo desenfreado, reaproveitamento, reciclagem, enfim como surge e que destino dar a este lixo, idealizou-se tal projeto. Pretendemos fazer com que os alunos, baseados nesta reflexão, possam partir para a ação: separando o lixo da escola, buscando a melhor forma de descartá-lo e disseminando estes conhecimentos para a comunidade.

Atividades:

Fazer uma análise do lixo que é encontrado no ambiente escolar, buscar parcerias com entidades que possam falar com os alunos sobre o lixo, a forma correta de descartá-lo, para que possa ser reciclado, além de promover esta coleta. Discutir as questões, através de vídeos, relatos, entrevistas, histórias. Separar, corretamente, os resíduos. Trocar, cada descarte correto de uma lata (lavada, amassada), de um jornal, de um papel por uma figurinha de um álbum sobre os países que vão participar da Copa. Promover oficinas de reciclagem, não só para os alunos, mas abertas a comunidade, utilizando o material que separarmos que poderão se tornar brinquedos, enfeites, instrumentos, potes, vasos e o que mais a imaginação permitir. Criar, com so alunos, um novo nome para o projeto, paródias sobre o assunto, histórias e registros.

Desejos:

Pretendemos mudar a visão sobre os resíduos que são produzidos por nós, além de repensar hábitos de descarte incorretos. No final, talvez tenhamos uma escola mais limpa, com uma coleta seletiva regular e com alunos e profissionais mais comprometidos como o meio ambiente.

Pessoas:

Será, portanto, um projeto da escola, interdisciplinar, e não apenas de uma área ou atividade. Pretendemos, assim, tentar fazer com que os alunos levem o que estão desenvolvendo na escola para as suas casas e, quem sabe, venham a influenciar na separação do lixo na sua rua e no seu bairro. Todos estão envolvidos, desde os alunos, professores, funcionários até os pais, a comunidade e, se possível, instituições que possam nos ajudar.

Novidades da equipe

02. Água Potável e Saneamento

9
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Realizamos a leitura coletiva com o uso do Datashow e no final refletimos sobre o uso da água em nossa unidade escolar e no ambiente familiar.

0
0
mais de 1 ano

01. Por onde começar?

9
Nov

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Muito consciente e importante esse conteúdo, pois precisamos orientar e divulgar essas informações para que possamos atingir nossas crianças e assim mobilizar o uso consciente dos recursos naturais e reduzir o lixo no nosso planeta.

0
0
mais de 1 ano

07. Avaliação Percurso ODS

22
Out

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

Enquanto prof achei o material rico e de fácil entendimento, porém apenas não consegui colocar em prática feira cultural e de trocas devido ao cumprimento das atividades pedagógicas previamente estabelecidas mas, que serão sugestão para o próximo ano letivo. Quanto aos alunos, eles gostaram muito dos materiais. Selecionei alguns vídeos para apresentar e toram bem aceitos. As atividades propostas tanto para realizar na escola como sugeridas para casa também foram bem aceitas por eles e pelas famílias.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

06. Parcerias e Meios de Implementação

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

A campanha está sendo desenvolvida em parceria com alunos do 6°ano, junto com o 1°ano, onde podemos trabalhar múltiplas séries e turmas. A campanha é passar nas salas, falando sobre a importância de reciclar, o cuidado com os gastos excessivos nas compras de descartáveis por exemplo explicando o tempo de vida de alguns utensílios na terra, o que causa acúmulo de lixo. A parceria tem dado certo.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

05. Ação Contra a Mudança do Clima

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_screenshot_20221022-145920_chrome

Resposta:

Como as crianças não possuem filtro de papel, adequamos para a realidade local e atual, de forma bem simples, passamos um papel toalha por diversos locais da escola, como o chão, janelas, cadeiras, portão de entrada e observamos que os papéis sempre saiam sujos. As crianças entenderam que nós respiramos toda essa sujeira e que isso nada mais é do que poluição.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

04. Consumo e Produção Responsáveis

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

A feira de trocas é uma sugestão que já apresentei para a gestão, após ler aqui na plataforma. Vamos levar a ideia no próximo ano, pensando num dia da família, com algumas atividades das ODS e como produto final que envolvam a feira de trocas.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_screenshot_20221020-205757_facebook

Resposta:

Através da roda de conversa sobre o que os alunos observam no deslocamento da escola, e no entorno da escola, eles relataram que há muita sujeira pelas ruas, como papéis, sacolas de supermercado, restos de comida, garrafas pet e garrafas de vidro. Para isso, como proposta inicial do projeto e para reutilização de papelão, estamos montando uma cidade sustentável, com projeção do que eles gostariam que tivessem nas casinhas, como cerca de madeira, casas coloridas, árvores. Essa atividade socializa é estimula os pequenos.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

02. Água Potável e Saneamento

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_screenshot_20221021-071644_facebook

Resposta:

Os alunos caminharam pela unidade escolar e puderam observar que as instalações são todas novas. A gestão acompanhou e explicou a eles que havia sido feita uma grande reforma nos banheiros dos alunos e funcionários há 2 anos atrás, um pouco antes da pandemia. O prédio da escola, apesar de antigo, conta com muitas adequações e modernidade, visando o conforto dos estudantes.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

01. Por onde começar?

22
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_screenshot_20221020-205959_facebook

Resposta:

A ideia do projeto é que os estudantes do 1°ano se familiarizassem com a palavra reciclagem e que conhecessem as lixeiras para descarte adequado do lixo produzido em casa, melhorando assim a qualidade ambiental do espaço onde moram. Assistimos alguns vídeos lúdicos que contem aqui na plataforma e conversamos sobre. Alguns atividades como: observar o lixo na rua, onde são depositados, se há coleta seletiva na rua, se há pontos de descartes e aprender a reutilizar garrafas pet, papelão, tampinhas de garrafa. Realizamos algumas aulas práticas como separação dos descartáveis nas lixeiras adequadas, conhecemos o ponto de coleta da escola, conversamos com a gestão sobre recursos que são utilizados com a venda dos recicláveis, montamos alguns casinhas ecológicas com papelão e alguns brinquedos como pote da calma, bilboque e percurso. As sugestões colocadas aqui na plataforma, para feira cultural, feira de troca entre outras, serão levadas como ideias no próximo ano letivo, pois na 1a reunião pedagógica do ano, fechamos as atividades anuais e preparamos os prazos para conclusão. Muitas ideias e sugestão são de fácil realização, podendo ser previamente planejadas, para o sucesso e obtenção dos resultados esperados.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

08. O que achou?

21
Out

Blank

Resposta:

As atividades e vídeos são de fácil entendimento porém as campanhas dentro da escola, nessa época do ano onde temos muitas tarefas, acaba sendo complicado. Mas os alunos estão procurando desenvolver em casa a conscientização familiar.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Millena Carlucci

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
COLEGIO PEDRO II -UNIDADE ENGENHO NOVO I
RIO DE JANEIRO, RJ
Thumb_sq_professora
COLEGIO PEDRO II -UNIDADE ENGENHO NOVO I
RIO DE JANEIRO, RJ
Thumb_sq_img_20200909_171210
COLEGIO PEDRO II -UNIDADE ENGENHO NOVO I
RIO DE JANEIRO, RJ
Thumb_sq_default
COLEGIO PEDRO II -UNIDADE ENGENHO NOVO I
RIO DE JANEIRO, RJ
Thumb_sq_default
COLEGIO PEDRO II -UNIDADE ENGENHO NOVO I
RIO DE JANEIRO, RJ
Thumb_sq_default
COLEGIO PEDRO II -UNIDADE ENGENHO NOVO I
RIO DE JANEIRO, RJ

e mais 152 membros (ver todos)