Top_default

Nosso rio

GERALDO BELETTI BRITO EMEF | CANANEIA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Estamos com muita vontade de desenvolver um projeto envolvendo o manguezal que temos ao redor da escola, que a cada dia está mais poluído pelo lixo jogado, com foco no rio que corre ao lado da escola.

Atividades:

Poderíamos fazer saídas de observação, visto que moramos num paraíso ecológico; produção de material didático para conservação/preservação; produção de vídeo/fotos; reciclagem; produção de mudas... Uma série de atividades de transformação do espaço escolar em um espaço pedagógico-ambiental.

Desejos:

Gostaria que as pessoas se conscientização de seu ambiente natural e de como podem estar agindo para conservá-lo. Começaria sendo a escola, exemplo desta mudança.

Pessoas:

Inicialmente, começaria com uma sala experimental, num trabalho entre coordenação, professores e alunos.

Novidades da equipe

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

8
Jun

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Aprendemos sobre a importância da preservação da água, para que ela não venha a faltar para nós e para as futuras gerações. Preservá-la sem poluí-la e sem desperdiça-la. Sobre os alimentos aprendemos sobre a importância de comprar somente o que for necessário para o consumo, para evitar o desperdício dos recursos naturais. Daquilo que levar para casa, aproveitar o máximo, como folhas e cascas. O resto dos legumes, verduras e frutas pode fazer adubo. *Alunos do 5º ano B, EMEF Geraldo Belletti Britto

0
0
mais de 10 anos

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

3
Jun

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

Verificamos na escola toda, em torneiras, banheiros (torneiras e descargas), bebedouros, cozinha... se tinha vazamento em algum ponto ou desperdício. Constatamos que onde lavamos as mãos, tem uma torneira com defeito e temos que apertar bem para fechar. Vamos avisar a diretora para chamar o encanador para arrumar! *Não consigo postar a foto!

0
0
mais de 10 anos

02. Observando a água em nossa casa

3
Jun

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

De acordo com as pesquisas dos alunos podemos observar que descreveram: Maiores gastos - No banho, na hora de lavar louça. Reduzir o consumo de água - Fechar bem a torneira; escovar os dentes e ensaboar a louça com a torneira fechada; lavar o quintal/calçada/carro com balde; banhos mais rápidos; desligar o chuveiro para se ensaboar; conscientizar as pessoas. *Não consigo postar a foto!

0
0
mais de 10 anos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

20
Mai

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Papel - Podemos usar os dois lados ou usar para forrar a mesa; Plástico - Ou encaminhar para reciclagem ou transformar em objetos como vaso, regador, pá; Casca de banana, outras frutas, restos de comida - Dá para fazer adubo. Gabriel do Prado Rodrigues (2º ano C) Gabriel Xavier Atanásio (3º ano C)

0
0
mais de 10 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_548696_4646241163658_422260294_n
GERALDO BELETTI BRITO EMEF
CANANEIA, SP