- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?
Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.
Resposta:
Aprendemos sobre a importância da preservação da água, para que ela não venha a faltar para nós e para as futuras gerações. Preservá-la sem poluí-la e sem desperdiça-la.
Sobre os alimentos aprendemos sobre a importância de comprar somente o que for necessário para o consumo, para evitar o desperdício dos recursos naturais. Daquilo que levar para casa, aproveitar o máximo, como folhas e cascas. O resto dos legumes, verduras e frutas pode fazer adubo.
*Alunos do 5º ano B, EMEF Geraldo Belletti Britto
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Atividade em grupo \0/
Você e sua equipe têm agora um desafio!
É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.
Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.
1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.
Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!
Resposta:
Verificamos na escola toda, em torneiras, banheiros (torneiras e descargas), bebedouros, cozinha... se tinha vazamento em algum ponto ou desperdício. Constatamos que onde lavamos as mãos, tem uma torneira com defeito e temos que apertar bem para fechar. Vamos avisar a diretora para chamar o encanador para arrumar!
*Não consigo postar a foto!
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?
Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?
1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).
2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.
3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!
Resposta:
De acordo com as pesquisas dos alunos podemos observar que descreveram:
Maiores gastos - No banho, na hora de lavar louça.
Reduzir o consumo de água - Fechar bem a torneira; escovar os dentes e ensaboar a louça com a torneira fechada; lavar o quintal/calçada/carro com balde; banhos mais rápidos; desligar o chuveiro para se ensaboar; conscientizar as pessoas.
*Não consigo postar a foto!
- Natureza
- -
- Percurso Terra
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!
Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.
Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:
Resposta:
Papel - Podemos usar os dois lados ou usar para forrar a mesa;
Plástico - Ou encaminhar para reciclagem ou transformar em objetos como vaso, regador, pá;
Casca de banana, outras frutas, restos de comida - Dá para fazer adubo.
Gabriel do Prado Rodrigues (2º ano C)
Gabriel Xavier Atanásio (3º ano C)