Top_antes-de

Projeto Coleta Seletiva

ESCOLA MUNICIPAL DR JOSE DE MEDEIROS SARMENTO | UNIAO DOS PALMARES - AL

Projeto da equipe

Ideias:

A questão ambiental, no Brasil e no mundo, tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, em vista da crescente degradação ambiental existente atualmente e pelo fato de que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida dos povos. Nesse contexto, surge a questão dos resíduos sólidos (lixo) como uma das mais sérias ameaças ao planeta. Nossa população cresce em níveis geométricos e, juntamente com ela, cresce a produção do lixo. Estimando-se que cada ser humano produz em média 0,5kg a 1,5kg (em função do poder aquisitivo de cada indivíduo) de lixo diariamente e multiplicando pelo total da população do mundo (cerca de 6 bilhões), teremos a espantosa cifra de 3,0 a 4,5 bilhões de quilos de lixo produzidos diariamente.A partir daí surgiu a ideia de se trabalhar um projeto sobre o consumo consciente e sustentável.

Atividades:

Vamos fazer coleta seletiva!

A coleta seletiva é muito simples: vamos separar nosso lixo seco e reciclavel (papel, embalagens longa vida, latinhas e metais, plástico e vidro) do lixo úmido (restos de alimentação e papel de banheiros). Todo esse lixo deve ser entregue para cooperativas de Catadores de material reciclado o objetivo é dividir geração de renda e emprego entre os associados. O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais. Misturar os materiais recicláveis com o lixo úmido prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma correta, possibilita-se um maior aproveitamento. Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis.

Cada um de nós será responsável pelo sucesso desta iniciativa, a união faz a força e juntos estaremos colaborando com o meio ambiente.

Desejos:

A coleta seletiva é uma alternativa politicamente correta que desviam dos aterros sanitários os resíduos sólidos que poderiam ser reaproveitados. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza a população de sua responsabilidade social. Vamos descobrir o luxo do lixo. Saiba que o lixo produz riquezas. Que permite receber renda e que serve para a inclusão social de pessoas. Pois é, estamos propondo o engajamento de todos: servidores, alta direção e funcionários das empresas terceirizadas, num projeto que vai nos mostrar tudo o que se pode fazer ganhar e aprender com o nosso lixo do dia a dia.

Pessoas:

Envolve 678 alunos,34 professores e cinco comunidades diferentes e toda a comunidade escolar.Vamos fazer coleta seletiva!

A coleta seletiva é muito simples: vamos separar nosso lixo seco e reciclável (papel, embalagens longa vida, latinhas e metais, plástico e vidro) do lixo úmido (restos de alimentação e papel de banheiros). Todo esse lixo deve ser entregue para cooperativas de Catadores de material reciclado o objetivo é dividir geração de renda e emprego entre os associados. O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais. Misturar os materiais recicláveis com o lixo úmido prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma correta, possibilita-se um maior aproveitamento. Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis.

Cada um de nós será responsável pelo sucesso desta iniciativa, a união faz a força e juntos estaremos colaborando com o meio ambiente.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL DR JOSE DE MEDEIROS SARMENTO
UNIAO DOS PALMARES, AL