Top_default

Energia todo dia

OLGA CLIVATTI RODRIGUES PROFA EMEF | REGISTRO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O Projeto nasceu a partir da necessidade de mostrar aos alunos que a natureza que circula o nosso bairro precisa ser conservada e preservada com muito cuidado, pois ao nosso redor temos um pedaço da Mata Atlântica. Muitas vezes no percurso até a escola, nos deparávamos com sacos de lixo jogado na mata que circula o bairro.Essas atitudes as vezes impensada.de algum morador mal informado.nos deixava indignados. Sabemos que a nossa vida, a energia e a água que chega as nossas casas depende do cuidado que temos com a natureza. E o melhor meio para que essas informações sobre como cuidada,preservar e economizar; chegue a todas as casas é através das nossas crianças e assim o projeto se tornou necessário, vindo de encontro ao material pedagógico enviado pela Secretária de Educação

Atividades:

Leitura de textos, confecção de cartazes, assistir videos educativos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e sustentabilidade,produção de textos, confecção de maquetes e seminário.

Desejos:

Que os alunos em sala, aprendam a jogar lixo no lugar correto, ao sair da sala de aula ou de suas casas criem o habito de desligar os interruptores apagando as luzes e desligando as tomadas quando não for utilizadas. que os moradores do bairro deixem de jogar lixos nas matas e terrenos abandonados, utilizando a coleta de lixo.Que evitem o desperdício de alimentos durante o recreio.

Pessoas:

O projeto envolve os alunos e 4da escola. Cada professor dependendo do conteúdo e série desenvolve atividades de leitura, desenhos, produções e cartazes, mobilizando assim todos da escola

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

18
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Ao participar do percursso realizando as atividades propostas, gostamos dos textos das cruzadas e dos experimentos, Aprendemos sobre consumo de energia, gasto consciente e forma de escolha para economizar.Cruzada com grau de dificuldade um pouco maior e jogos que conseguimos abrir com facilidade.

0
0
mais de 7 anos

11. Hora de celebrar!

18
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Certo dia passeando por um jardim, observei uma rosa e um girassol. Fiquei ali observando por várias horas e notei que o girassol, girava ao mesmo tempo que o Sol. Fui para casa e pesquisando na internet descobri que faz isso para captar energia solar, fiquei pensado de que outras maneiras podemos captar energia, E me perguntei "De que forma a agua gera energia?"; fiz a pesquisa e descobri que a força da agua gira as turbinas e assim temos energia para todas as casas. Também vi que o ar pode captar energia através de cata ventos. Agora sei de onde vem a energia e de quais recursos necessita, sendo assim percebi que precisamos utilizar com consciencia para que no futuro não falte. Por isso digo: Economize energia, e alerte sua família. Texto iniciado pela professora, continuado por Donovan, Radhija, João, Matheus e a colaboração na roda de historia de Alan, Giovanni, Vinycius, Vitor Gabriel, Rayssa, Dayanna, Ana Carolina.

0
0
mais de 7 anos

10. Feira de Ciências

18
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

ok. Apos fazermos os experimentos postaremos as fotos da exposição.

0
0
mais de 7 anos

09. As alternativas para a energia

18
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

curtimos a dica de experimento para gerar energia solar. vamos tentar fazer em casa.

0
0
mais de 7 anos

08. Escolhas com economia

18
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

etiqueta A. Por que consome menos energia

0
0
mais de 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
OLGA CLIVATTI RODRIGUES PROFA EMEF
REGISTRO, SP