Top_default

Conscientização do Consumo Racional de Energia Elétrica

PEDRINA POMPEU BASTOS EM | ITANHAEM - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Esse projeto nasceu com o intuito de expor e informar de maneira simples que a energia é a capacidade de produzir trabalho, movimento etc, sendo que esta não se cria apenas se conserva através de continuas transformações que ocorrem naturalmente e da interferência do homem. Sabendo da importância que a natureza possui em nossas vidas e da atual atitude de despedício de energia elétrica existente em nossa sociedade, o projeto se faz necessário para a conscientização de forma ampla a questão de economizar energia racionalizada consumida pelos seres humanos com causas e consequências desses problemas que interferem em nossa qualidade de vida. Objetivos gerais: - Entender a importância e a utilização da energia elétrica na sociedade moderna; - Conhecer algumas necessidades e problemas que enfrentamos atualmete com relação a utilização de enegia; - Conscientizar toda a comunidade escolar quanto ao uso racional de energia elétrica visando a economia e consequentemente a preservação ambiental;

Atividades:

Iniciaremos uma problematização através de conversas informais sobre a nergia elétrica com perguntas do tipo: Quem sabe quanto por mês de luz? Quantos kwh? Conversa com os alunos sobre o quesabem da energia elétrica e para que serve, fazendo um levantamento prévio dos seus conhecimentos, deixando claro os objetivos de estudo, para que tenha mais significado as tarefas a serem realizadas. Levantamento das curiosidades, dúvidas e hipótese sobre o eixo temático, em folha de sulfite e possível colagem no caderno do texto informativo sobre o que se trata a energia. Video de onde vem a energia e hidrelétrica como proncipal fonte de energia do Brasil. Elaboração de perguntas junto com os alunos de perguntas para proprietários de comércios e residências, para comparação de consumo e gastos trimestral. Após levantamento de dados, elaborar gráficos, confecção de cartazes sobre dicas de economia de energia.

Desejos:

No final do projeto gostaríamos que todos compreendessem a necessidade de buscar fontes alternativas para a produção de energia, entendo a importância das energias renováveis e que as hidrelétricas é a maior fonte geradora de energia do Brasil.

Que apliquem no dia-dia as dicas de como economizar a energia no âmbito familiar, além de identificar alguns problemas relacionados ao consumo de energia e soluções possíveis para sana-los no cotidiano.

Pessoas:

Toda a escola, professores e funcionários estão envolvidos no projeto, além dos alunos e pais diretamente e indiretamente.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

20
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_img-20161119-wa0005

Resposta:

As crianças adoraram fazer os desenhos

1
0
aprox. 8 anos
Publicado por Marilda Seguro Ribeiro

01. Por onde começar?

20
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

Na hora de realizarmos a atividade não funcionou a internet.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Marilda Seguro Ribeiro

12. O que você achou do percurso?

20
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Não foi difícil e está bem legal. Pena que muitas coisas não deu tempo de realizarmos.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Marilda Seguro Ribeiro

11. Hora de celebrar!

20
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Medium_img-20161117-wa0049

Resposta:

Bom conversamos sobre energia na sala de aula do 4 ano A. Cada um falou de como de deve proceder para que o que trabalhos sobre economizar funcione. Foi aproveitoso e também foi realizado cartazes e colcha de retalho de como economizar.

1
0
aprox. 8 anos
Publicado por Marilda Seguro Ribeiro

10. Feira de Ciências

20
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_img-20161117-wa0047

Resposta:

Não fizemos feira. Só atividades para o projeto.

1
0
aprox. 8 anos
Publicado por Marilda Seguro Ribeiro

09. As alternativas para a energia

20
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

não fiz o experimento, mas sei que certos tipos de material ajuda na economia da energia.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Marilda Seguro Ribeiro

08. Escolhas com economia

20
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Etiqueta A. Porque houve menos consumo.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Marilda Seguro Ribeiro

Membros

Thumb_sq_default
PEDRINA POMPEU BASTOS EM
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
PEDRINA POMPEU BASTOS EM
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
PEDRINA POMPEU BASTOS EM
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
PEDRINA POMPEU BASTOS EM
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
PEDRINA POMPEU BASTOS EM
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
PEDRINA POMPEU BASTOS EM
ITANHAEM, SP

e mais 119 membros (ver todos)