Top_default

Você assiste TV quando vê TV?

HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL | RIO CLARO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

É sabido que uma das atividades de lazer mais recorrentes dos alunos nesta faixa etária (7-8 anos) é assistir televisão. Há, algumas vezes, o uso excessivo deste meio de comunicação, muitas vezes com programação inadequada à idade. O objetivo deste projeto é problematizar o excesso de tempo em que as crianças passam em frente à tv, relacionando a questão ao consumo de energia consciente e construindo outras possibilidades de atividades de lazer.

Atividades:

  • Sondagem dos hábitos dos alunos;
  • Discussão e problematização da questão;
  • Vamos ligar a TV? - Compreensão da relação entre produção de energia elétrica, funcionamento da TV e consumo consciente (vídeos, rodas de conversa);
  • Eu assisto TV quando vejo tv? - Pesquisa, com registro, do tempo em que o aparelho fica ligado de forma ociosa durante o uso;
  • Vamos desligar a TV? - Elaboração de um teatro a partir da leitura de uma obra escolhida pela turma;

Desejos:

  • Transformação dos valores envolvidos nas atividades de lazer;
  • Uso consciente da energia, problematizando o tempo em que os aparelhos ficam ligados de forma ociosa.

Pessoas:

  • alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (22 alunos);
  • família dos educandos;

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

8
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Durante o percurso "Energia todo dia", fui modificando alguns hábito no consumo de energia em minha casa. Esta mudança, graças às contribuições do percurso, não foi uma simples mudança de comportamento, mas a transformação de atitudes envolvendo valores outros e conhecimentos de "porquê mudar". Um dos pontos que considero mais interessantes na proposta dos materiais é não focar apenas em comportamentos individuais e isolados, mas sim apresentar uma contextualização, causas e consequências de nossas ações; apresentam as questões socioambientais em sua complexidade, questionando e possibilitando uma reflexão crítica de nossos hábitos de consumo. Como sugestão proponho que os circuitos sejam de acesso aberto a todos, e a elaboração de material para ser utilizado em computador que possa ser acessado offline, para as escolas que tem dificuldade de acesso à internet. Agradeço pelos aprendizados e a oportunidade de aprender mais, juntamente com minha turma.

0
0
mais de 8 anos

01. Por onde começar?

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_painel

Resposta:

O mural coletivo foi construído após assistirmos ao vídeo proposto. Cada aluno elaborou o desenho a partir da mensagem que lhe foi mais significativa. Após a elaboração do mural, todos apresentaram para a turma suas ideias, explicando oralmente o que haviam pensado e representado em sua obra.

0
0
mais de 8 anos

11. Hora de celebrar!

6
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Elaboramos algumas histórias, de forma coletiva, após a atividade sobre formas alternativas de energia e da produção e vivência lúdica com o catavento. Transcrevo abaixo alguns excertos dessas produções, que fazem alusão a algumas questões discutidas/percebidas pelos alunos. Nota-se que, embora conceitualmente haja alguns equívocos que devam ser retomados, as construções refletem compreensões significativas sobre os temas: "O vento muito forte girou o catavento muito forte", "[...]e os cataventos geraram energia elétrica", "a energia elétrica teve um curto-circuito [...]", "Aí surgiu uma cachoeira bem forte e destruiu algumas casas, e alguns mudaram de casa, e as pessoas saíram correndo [...]" (alusão aos impactos causados às populações diante da construção de usinas hidrelétricas), "[...] além dele ter criado o catavento, criou postes, lâmpadas e sempre teve energia no mundo". Observação: Embora, em alguns momentos, o registro esteja em desacordo com a norma culta da Língua Portuguesa, respeitou-se a fala das crianças na transcrição.

0
0
mais de 8 anos

10. Feira de Ciências

6
Nov
Leia Mais ▾
Medium_brincadeira

Resposta:

Esta atividade, considerando a faixa etária, o tempo disponível, o planejamento já existente, e a sugestão de nossa coordenadora do Edukatu, foi elaborada na forma de uma vivência lúdica aos alunos. Após a construção de nosso catavento, as crianças brincaram e se divertiram, compreendendo, dessa forma, um pouco mais sobre a energia eólica. Observação: A fotografia foi parcialmente editada de forma a preservar a imagem dos alunos.

0
0
mais de 8 anos

09. As alternativas para a energia

6
Nov
Leia Mais ▾
Medium_catavento

Resposta:

Primeiramente, a partir da observação em nossa sala de aula dos elementos que necessitavam de energia elétrica (lâmpadas, ventilador) os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram questionados "de onde vem a energia elétrica?". A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, pudemos discutir, de forma breve, sobre as usinas hidrelétricas (a ideia inicial era assistirmos ao vídeo "De onde vem? - Energia elétrica", veiculado pela TV CULtura: https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc, porém não foi possível por questões técnicas), energia solar e energia eólica. Considerando a faixa etária, e a partir da sugestão da profª Elisa, colega da mesma instituição escolar, construímos um "catavento", buscando compreender um pouco mais sobre a energia eólica. Os materiais utilizados foram: palito de churrasco (sem ponta), cartolina, e arame encapado.

0
0
mais de 8 anos

08. Escolhas com economia

26
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Escolheria etiqueta A, porque embora ambas sejam classificadas como "A" em termos de eficiência energética, e tenham algumas diferenças em suas características (item volume), este modelo consome menos energia (56,00 kWh/mês).

0
0
mais de 8 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_307594_114243888677765_5072637_n
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP