Top_default

Você assiste TV quando vê TV?

HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL | RIO CLARO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

É sabido que uma das atividades de lazer mais recorrentes dos alunos nesta faixa etária (7-8 anos) é assistir televisão. Há, algumas vezes, o uso excessivo deste meio de comunicação, muitas vezes com programação inadequada à idade. O objetivo deste projeto é problematizar o excesso de tempo em que as crianças passam em frente à tv, relacionando a questão ao consumo de energia consciente e construindo outras possibilidades de atividades de lazer.

Atividades:

  • Sondagem dos hábitos dos alunos;
  • Discussão e problematização da questão;
  • Vamos ligar a TV? - Compreensão da relação entre produção de energia elétrica, funcionamento da TV e consumo consciente (vídeos, rodas de conversa);
  • Eu assisto TV quando vejo tv? - Pesquisa, com registro, do tempo em que o aparelho fica ligado de forma ociosa durante o uso;
  • Vamos desligar a TV? - Elaboração de um teatro a partir da leitura de uma obra escolhida pela turma;

Desejos:

  • Transformação dos valores envolvidos nas atividades de lazer;
  • Uso consciente da energia, problematizando o tempo em que os aparelhos ficam ligados de forma ociosa.

Pessoas:

  • alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (22 alunos);
  • família dos educandos;

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

8
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Durante o percurso "Energia todo dia", fui modificando alguns hábito no consumo de energia em minha casa. Esta mudança, graças às contribuições do percurso, não foi uma simples mudança de comportamento, mas a transformação de atitudes envolvendo valores outros e conhecimentos de "porquê mudar". Um dos pontos que considero mais interessantes na proposta dos materiais é não focar apenas em comportamentos individuais e isolados, mas sim apresentar uma contextualização, causas e consequências de nossas ações; apresentam as questões socioambientais em sua complexidade, questionando e possibilitando uma reflexão crítica de nossos hábitos de consumo. Como sugestão proponho que os circuitos sejam de acesso aberto a todos, e a elaboração de material para ser utilizado em computador que possa ser acessado offline, para as escolas que tem dificuldade de acesso à internet. Agradeço pelos aprendizados e a oportunidade de aprender mais, juntamente com minha turma.

0
0
mais de 7 anos

01. Por onde começar?

8
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_painel

Resposta:

O mural coletivo foi construído após assistirmos ao vídeo proposto. Cada aluno elaborou o desenho a partir da mensagem que lhe foi mais significativa. Após a elaboração do mural, todos apresentaram para a turma suas ideias, explicando oralmente o que haviam pensado e representado em sua obra.

0
0
mais de 7 anos

11. Hora de celebrar!

6
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Elaboramos algumas histórias, de forma coletiva, após a atividade sobre formas alternativas de energia e da produção e vivência lúdica com o catavento. Transcrevo abaixo alguns excertos dessas produções, que fazem alusão a algumas questões discutidas/percebidas pelos alunos. Nota-se que, embora conceitualmente haja alguns equívocos que devam ser retomados, as construções refletem compreensões significativas sobre os temas: "O vento muito forte girou o catavento muito forte", "[...]e os cataventos geraram energia elétrica", "a energia elétrica teve um curto-circuito [...]", "Aí surgiu uma cachoeira bem forte e destruiu algumas casas, e alguns mudaram de casa, e as pessoas saíram correndo [...]" (alusão aos impactos causados às populações diante da construção de usinas hidrelétricas), "[...] além dele ter criado o catavento, criou postes, lâmpadas e sempre teve energia no mundo". Observação: Embora, em alguns momentos, o registro esteja em desacordo com a norma culta da Língua Portuguesa, respeitou-se a fala das crianças na transcrição.

0
0
mais de 7 anos

10. Feira de Ciências

6
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_brincadeira

Resposta:

Esta atividade, considerando a faixa etária, o tempo disponível, o planejamento já existente, e a sugestão de nossa coordenadora do Edukatu, foi elaborada na forma de uma vivência lúdica aos alunos. Após a construção de nosso catavento, as crianças brincaram e se divertiram, compreendendo, dessa forma, um pouco mais sobre a energia eólica. Observação: A fotografia foi parcialmente editada de forma a preservar a imagem dos alunos.

0
0
mais de 7 anos

09. As alternativas para a energia

6
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_catavento

Resposta:

Primeiramente, a partir da observação em nossa sala de aula dos elementos que necessitavam de energia elétrica (lâmpadas, ventilador) os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram questionados "de onde vem a energia elétrica?". A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, pudemos discutir, de forma breve, sobre as usinas hidrelétricas (a ideia inicial era assistirmos ao vídeo "De onde vem? - Energia elétrica", veiculado pela TV CULtura: https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc, porém não foi possível por questões técnicas), energia solar e energia eólica. Considerando a faixa etária, e a partir da sugestão da profª Elisa, colega da mesma instituição escolar, construímos um "catavento", buscando compreender um pouco mais sobre a energia eólica. Os materiais utilizados foram: palito de churrasco (sem ponta), cartolina, e arame encapado.

0
0
mais de 7 anos

08. Escolhas com economia

26
Set

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Escolheria etiqueta A, porque embora ambas sejam classificadas como "A" em termos de eficiência energética, e tenham algumas diferenças em suas características (item volume), este modelo consome menos energia (56,00 kWh/mês).

0
0
mais de 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_307594_114243888677765_5072637_n
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP