Top_default

Projeto Escola Accácio Tatui 5º Ano D

ACCACIO VIEIRA DE CAMARGO PROF EM | TATUI - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O Projeto surgiu da necessidade de desenvolver as competências e habilidades no estudo da ciências propiciando que o aluno seja autor do seu aprendizado através da confecção de um Jogo de Tabuleiro contendo perguntas e respostas relacionadas com o Currículo da disciplina de Ciências dos 5º anos, e o aprendizado e necessidade da economia de energia. Objetivo do Projeto Apresentar os jogos de tabuleiro, como ferramenta pedagógica,para auxiliar os educandos no aprimoramento de sua capacidade de concentração, além de proporcionar– lhes o conhecimento de forma prazerosa e saudável, estreitando relações sociais.

Atividades:

Na era dos computadores, do videogame e dos brinquedos eletrônicos é possível despertar o interesse Por um simples tabuleiro, com números, charadas ou dicas, sem haver movimento ou imagem 5 D ? Como as crianças podem entrar no mundo dos jogos de tabuleiro vivenciando a história que ele propõe ? Essa será uma tarefa desafiadora, mas muito proveitosa em seu conteúdo e etapas, permitindo que os alunos usem sua capacidade física, intelectual e cognitiva, nas atividades propostas .

Desejos:

A priori começar com os alunos, mas eles passarão a ser agente transformadores no meio em que vivem Casa, Escola, Bairro, Cidade, Estado, tornando um mundo melhor para os mesmos e os seus.... O futuro começa hoje..... O importante e deixar uma sementinha em cada coraçãozinho.... e deixar que floresça....

Pessoas:

Alunos

Novidades da equipe

09. Escolhas com economia

6
Nov

Mas a tecnologia está ajudando também a produzir equipamentos mais econômicos. Os modelos mais novos de geladeiras, televisão e microondas, por exemplo, normalmente usam menos energia que os mais antigos.

Veja no material abaixo como escolher a melhor opção na hora de comprar. Clique na imagem para ampliar.



Agora que você já entendeu como ler e usar o selo e a etiqueta, que tal fazer um exercício prático?

Procure na internet (pode ser em sites e lojas que vendam eletrodomésticos) o consumo de energia de diferentes modelos de um mesmo equipamento - geladeira, TV, liquidificador - e compartilhe conosco:

Qual modelo você escolheria? Por quê?

Blank

Resposta:

a letra A... consumo menor

0
0
mais de 7 anos

12. O que você achou do percurso?

6
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Conclusão Toda mudança de comportamento é revolucionária, pois mexe com hábitos e costumes, há muito tempo enraizados na cultura de cada povo ou de cada região, e, para efetivar essa revolução é necessário mais do que conhecimento; é indispensável vontade política. A participação de cada indivíduo e de cada comunidade nas decisões que dizem respeito a todos precisa ser incentivada e implementada nos planejamentos participativos. Um dado importante nesta pesquisa foi aplicação do questionário que, por ele, pode-se verificar que nem tudo que o aluno diz saber significa efetivamente conhecimento e aprendizado. O caminho a ser percorrido deve passar por tudo que já foi feito sobre o uso racional da energia, e estabelecer uma metodologia com bases que respeitem a relação ensino-aprendizagem, e o domínio da área de Ciências Humanas. Finalizando, ficamos com a citação de LIMA (1997), que possui grande significado: “Os maiores desafios talvez se concentrem no processo de materialização da sustentabilidade, ou seja, na transformação da filosofia e do discurso em ação e realização. O sonho de uma sociedade sustentável que integre e respeite as necessidades humanas e os limites da natureza, é não só desejável como necessário mas, persiste o desafio de como torná-lo real”.

0
0
mais de 7 anos

11. Hora de celebrar!

6
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Conclusão Toda mudança de comportamento é revolucionária, pois mexe com hábitos e costumes, há muito tempo enraizados na cultura de cada povo ou de cada região, e, para efetivar essa revolução é necessário mais do que conhecimento; é indispensável vontade política. A participação de cada indivíduo e de cada comunidade nas decisões que dizem respeito a todos precisa ser incentivada e implementada nos planejamentos participativos. Um dado importante nesta pesquisa foi aplicação do questionário que, por ele, pode-se verificar que nem tudo que o aluno diz saber significa efetivamente conhecimento e aprendizado. O caminho a ser percorrido deve passar por tudo que já foi feito sobre o uso racional da energia, e estabelecer uma metodologia com bases que respeitem a relação ensino-aprendizagem, e o domínio da área de Ciências Humanas. Finalizando, ficamos com a citação de LIMA (1997), que possui grande significado: “Os maiores desafios talvez se concentrem no processo de materialização da sustentabilidade, ou seja, na transformação da filosofia e do discurso em ação e realização. O sonho de uma sociedade sustentável que integre e respeite as necessidades humanas e os limites da natureza, é não só desejável como necessário mas, persiste o desafio de como torná-lo real”.

0
0
mais de 7 anos

10. Feira de Ciências

6
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

O trabalho desenvolvido atingiu o objetivo proposto, gerou conscientização dos alunos para um assunto tão importante sobre o consumo e p custo de energia elétrica. Experiências positivas a todos os seus participantes. Eu defino aqui o Projeto em uma única palavra: “inesquecível”.

0
0
mais de 7 anos

09. As alternativas para a energia

31
Out

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

Elaborar seus próprios cataventos e os coloquem em local aberto para que se movimentem. Assim, elas terão a chance de verificar como a força e a direção do ar movimentam as "pás" do pequeno objeto, a exemplo dos moinhos de vento. Se quiser, sugira que registrem as etapas e conversem sobre os resultados que, logo após, poderão ser aproveitados em aulas que abordarão a temática referente à energia eólica.

0
0
mais de 7 anos

08. Escolhas com economia

31
Out

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

LETRA A POIS ELA GASTA MENOS ENERGIA

0
0
mais de 7 anos

01. Por onde começar?

15
Set

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

0
0
mais de 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_ro
ACCACIO VIEIRA DE CAMARGO PROF EM
TATUI, SP