Top_default

Economizar não vai faltar 1º ao 5ºano

ANITA LIEVANA CAMARGO PROFESSORA CENTRO EDUCACAO MUNICIPAL | VOTUPORANGA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

-Evitar o desperdício de energia -Conscientizar os alunos pra que eles sejam multiplicadores em casa. -Conhecer os processos de obtenção de energia e os caminhos percorridos por ela.

Atividades:

-Aulas expositivas dialogadas em sala de aula. -Roda de conversa sobre o assunto. -Visita à subestação da Elektro.

Desejos:

-Economia de Energia -Alunos conscientes sobre a necessidade de economia de energia.

Pessoas:

-Comunidade escolar -Famílias

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

9
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O projeto "Energia todo dia" foi muito bom para que as crianças se conscientizassem sobre o consumo consciente de energia elétrica e a importância disso para o nosso planeta. O mais interessante é que elas disseminam para as famílias aquilo que aprenderam e acredito que esse é o objetivo principal do projeto. Especificamente em minha sala de aula, eles gostaram e aprenderam muito com todas as atividades do percurso; porém, a que eles mais gostaram foi o game "Super Elektrus", tenho que colocar todo dia um pouquinho pra eles jogarem,kkk!

0
0
aprox. 8 anos

11. Hora de celebrar!

9
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Medium_dsc07292

Resposta:

Os alunos foram dispostos em suas carteiras, em forma de um grande "U". Apagamos as luzes, o ventilador e a lousa digital; abrimos as janelas, as cortinas e a porta para usufruirmos somente da ventilação e da luz natural. Como é uma turma de 1° ano eu que fui a escriba, depois de explicar a dinâmica, comecei a contar a história e eles continuaram, os que queriam falar deveriam levantar a mão para dar sequência à história. Todos demonstraram através da história formada terem entendido e assimilado o conteúdo que trabalhamos durante o projeto "Energia todo dia", alguns dos temas citados na história foram: - consumir energia com mais consciência; - atitudes que devemos tomar para economizar energia; - conscientizar a família sobre o consumo consciente; - analisar o selo Procel quando for comprar um eletrodoméstico novo; - formas alternativas de energia (solar, eólica e cinética).

0
0
aprox. 8 anos

09. As alternativas para a energia

3
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_dsc07272

Resposta:

Nosso experimento foi realizado junto com o outro primeiro ano, realizamos uma experiência sobre energia cinética (energia das coisas em movimento), chamada "Laranjas Dançarinas", que consiste em pegar duas laranjas e amarrá- las com barbante em um varal também feito de barbante, onde as duas laranjas fiquem na mesma altura. Uma pessoa empurra uma das laranjas para que ela balance, quando ela começa a parar a outra começa a balançar e aasim alternadamente, Isso acontece por causa da energia cinética que uma laranja passa para a outra através do barbante.

0
0
aprox. 8 anos

10. Feira de Ciências

1
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_foto_redimensionada

Resposta:

Cada sala de aula trabalhou uma experiência envolvendo formas alternativas de produção de energia (solar, eólica e cinética). Depois reunimos todos os experimentos e fizemos uma exposição para que as crianças observassem. Assim, elas puderam compreender que existem outras formas de produzirmos energia e com isso diminuir o consumo de forma consciente.

0
0
aprox. 8 anos

08. Escolhas com economia

1
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Depois de analisadas as duas etiquetas, as crianças escolheram a etiqueta A. E explicaram que apesar das duas apresentarem a letra A de eficiência de energia, a etiqueta A apresenta um consumo de energia por KWh/mês menor que a etiqueta B.

0
0
aprox. 8 anos

01. Por onde começar?

14
Out

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_imagem

Resposta:

Passei o vídeo para as crianças e elas adoraram, tivemos uma conversa informal sobre o que foi visto, falei sobre a importância do consumo consciente e os benefícios para nossa natureza. Depois eles fizeram a ilustração e montamos um mural com os desenhos, ficou lindo!!!

0
0
aprox. 8 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ANITA LIEVANA CAMARGO PROFESSORA CENTRO EDUCACAO MUNICIPAL
VOTUPORANGA, SP