O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
ANITA LIEVANA CAMARGO PROFESSORA CENTRO EDUCACAO MUNICIPAL | VOTUPORANGA - SP
Projeto da equipe
Ideias:
-Evitar o desperdício de energia.
-Conscientizar os alunos pra que eles sejam multiplicadores em casa.
-Conhecer os processos de obtenção de energia e os caminhos percorridos por ela.
Atividades:
Aulas expositivas dialogadas em sala de aula
-Roda de conversa sobre o assunto.
-Visita a subestação da Eletro.
Desejos:
Economizar energia.
Alunos conscientes sobre a necessidade de economizar energia.
Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
Resposta:
Foi um projeto muito bom,facilmente inserido no nosso conteúdo escolar,vindo somar ampliando o entendimento sobre energia, associada a ações que podemos desenvolver no nosso dia a dia.Ações simples que fazem toda a diferença.
Parabéns.
4º ano A
E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Resposta:
Revisamos os conteúdos trabalhados, conversamos sobre o projeto e em seguida fizemos a escrita de frases sobre o tema.
Frases dos alunos escolhemos algumas para postar:
"Não solte pipas perto de fios elétricos"
" Saia do piloto automático".
"Use eletrodoméstico que use menos energia"
"Prefira lâmpadas de LED elas chegam a consumir 40% menos energia"
"Desligue a TV e os eletrônicos quando não estiver usando"
"Tome banhos rápidos e sempre que possível na posição verão"
"Não temos outra Terra para morar vamos reciclar"
Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!
Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.
Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!
É só planejar, organizar e convidar a galera!
Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!
Resposta:
Fizemos na escola uma pequena feira de ciências compartilhando nossas experiências com energias alternativas. Deu para perceber o quanto esse assunto é agradável para as crianças.Elas curtiram muito e aprenderam brincando.
Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.
Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.
É simples, veja abaixo:
1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.
2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.
3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.
Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?
Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.
Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!
Resposta:
Após conversarmos sobre fontes de energias alternativas assistimos no site "Manual do Mundo" um experimento com barquinho a vela. Após assistirmos fizemos em grupo barquinhos de papel e colocamos para navegar em uma bacia com água, abanando com a capa de um caderno simulando a força do vento que impulsiona o barquinho a vela.
Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.
Analise as principais informações e ajude a decidir:
1. ETIQUETA A
2. ETIQUETA B
Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?
Resposta:
Escolhemos a o refrigerador A, porque é mais econômico.
Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.
Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:
Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.
Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.
Resposta:
Trabalhamos em torno da frase "Atitudes que podem mudar nossa vida".
Os alunos falaram, dando opiniões sobre o vídeo e sobre atitudes que podemos mudar para termos um "mundo" onde morar, para chamarmos de lar.
Foi bem interessante ver que as crianças abraçam essa proposta.