O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
ANITA LIEVANA CAMARGO PROFESSORA CENTRO EDUCACAO MUNICIPAL | VOTUPORANGA - SP
Projeto da equipe
Ideias:
-Evitar o desperdício de energia
-Conscientizar os alunos pra que eles sejam multiplicadores em casa.
-Conhecer os processos de obtenção de energia e os caminhos percorridos por ela.
Atividades:
-Aulas expositivas dialogadas em sala de aula.
-Roda de conversa sobre o assunto.
-Visita à subestação da Elektro.
Desejos:
-Economia de Energia
-Alunos conscientes sobre a necessidade de economia de energia.
Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
Resposta:
Os percursos propostos pelo grupo Edukatu foi de grande valia para uma aprendizagem consciente sobre o consumo de energia. O trabalho coletivo dentro da escola também foi de grande importância para a realização das atividades. A atividade como o game ficou tumultuosa devido a não existência suficiente de computadores disponíveis para os alunos. A demais, o percurso foi proveitoso na construção de formar cidadãos conscientes que irão levar essas informações para suas casas, atingindo assim um número maior de pessoas que se importam na construção de um mundo melhor.
E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Resposta:
Reunimos os alunos ao ar livre, comecei a contar a história sobre energia: o recurso da vida e a cada página fui perguntando a opinião deles a cerca do que estava no livro, considerando o desenvolvimento dos trabalhos na sala de aula, eles não tiveram dificuldades em executar essa tarefa. Por fim, a classe em conjunto com o professor aproveitou o material proposto e aprendeu bastante sobre a importância do consumo consciente de energia.
Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!
Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.
Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!
É só planejar, organizar e convidar a galera!
Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!
Resposta:
Realizamos a feira de ciências em conjunto com os professores da escola, foram compartilhadas diversas experiências mostrando diversas formas de fontes de energia. Os experimentos, em um primeiro momento foram realizados na sala de cada professor e após reunimos todos na feira de ciências e explicamos cada um. Foi uma atividade diferente e bem produtiva.
Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.
Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:
Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.
Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.
Resposta:
Criamos um mural com os desenhos efetuados pelos alunos após a exibição do vídeo acima em conjunto com a explicação da professora.Elaboramos também roda de conversa para a discussão de elementos e fatores possíveis para a economia de energia.Acreditamos que essa atividade foi de grande valia e conscientização para os alunos.
Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.
Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.
É simples, veja abaixo:
1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.
2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.
3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.
Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?
Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.
Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!
Resposta:
Realizamos a construção do experimento e apontamos várias fontes de energia alternativas, também pesquisamos na internet sobre seu funcionamento. Assim fizemos a experiência sobre energia solar através da atividade proposto na atividade do circuito, que é o funil de cartolina forrado com papel alumínio. Em seguida, levamos os alunos ao ar livre e fomos testar o experimento, os aluno colocaram no seu dedo e apontaram para o sol, para sentir a energia, mesmo com o tempo um pouco nublado ele captou a energia e esquentou o dedo deles.A experiência realizada foi muito boa e produtiva, os alunos gostaram e levaram para casa o funil para explicar à família sobre a experiência realizada na escola.
Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.
Analise as principais informações e ajude a decidir:
1. ETIQUETA A
2. ETIQUETA B
Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?
Resposta:
Conforme estudado e discutido na sala de aula, escolhemos a etiqueta A pois seu consumo de energia é menor e com isso o produto possui um consumo de energia menor, ajudando na dimunição do consumo de energia em casa, gerando menos impacto na sociedade e no meio ambiente.