O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM | VOTUPORANGA - SP
Projeto da equipe
Ideias:
Muito se fala hoje em dia em sustentabilidade, reciclagem, consciência ecológica, consumo de energia elétrica, degradação do meio ambiente, etc. Esses conceitos tem sido tão difundidos nas mídias e nas redes sociais que acabam, por vezes, sendo utilizados de maneira superficial ou não consciente. Você já parou pra pensar em quantas vezes já ouviu que precisa ser “ecologicamente correto” sem nem saber de fato o que essa expressão significa? Ou já refletiu se essa expressão pode se relacionar de alguma maneira ao tão bem difundido “ser politicamente correto”?
Reflexões como essa são necessárias para o desenvolvimento de uma consciência linguística, assim como atitudes de consciência ecológica são importantes para a economia de energia, por exemplo. Por isso, esse projeto tem como elemento norteador a reflexão sobre as expressões da Língua Portuguesa e Língua Inglesa (se possível) que se relacionam à economia de energia elétrica, à sustentabilidade, ao consumo consciente entre outros.
Atividades:
1 – Realizar pesquisas em livros, revistas, dicionários eletrônicos e sites, a fim de fazer um levantamento das expressões mencionadas;
2 – A partir do levantamento criado, identificar e interpretar os sentidos real e figurado de cada expressão;
3 – Em duplas, ilustrar o sentido figurado de cada expressão;
4 - Montar um cartaz com todo material produzido.
Desejos:
Desenvolver uma consciência linguística sobre as expressões em Língua Portuguesa em torno do campo semântico ligado à energia e que são amplamente difundidas nas mídias e nas redes sociais;
Estabelecer relações entre essas expressões e seus sentidos e a difusão de uma consciência ecológica, no que concerne especificamente ao consumo de energia elétrica.
Pessoas:
Com tantas informações a respeito das questões ambientais que envolvem a geração e o uso de energia elétrica, podemos pensar agora em maneiras de participar de ações que nos levem a contribuir para a construção do desenvolvimento sustentável.
Esse tema está tão presente em nós que muitas vezes sequer temos consciência disso, prova disso são as palavras e expressões que utilizamos em nosso dia a dia envolvendo palavras como “energia”, “força”, “luz”, entre outras.
Nessa perspectiva, o estudo da linguagem utilizada por nossos alunos e os discursos produzidos são relevantes na medida em que indicam saberes já adquiridos, cabendo também à escola promover a discussão em torno da temática e da linguagem utilizada a fim de promover reflexões, novos saberes e práticas que não se limitam aos muros da escola.
Desse modo, nosso projeto abrangerá todos os alunos do 6º ao 9º ano, cujas aprendizagens possam ser posteriormente perpetuadas.
Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
Resposta:
Em nossa opinião, o Projeto Edukatu é de grande valia para a escola. Curtimos realizar as etapas do Percurso Energia Todo Dia e executar as atividades propostas por elas.
Entretanto, pudemos notar como o pouco tempo disponível para a realização do projeto foi prejudicial para o bom desenvolvimento.
Esperamos que, numa próxima oportunidade, possa haver mais tempo para o projeto acontecer.
E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Resposta:
Realizar o projeto da Edukatu foi uma experiência extraordinária. Nós conseguimos aprender a economizar energia elétrica. Foi maravilhoso!
Agora o consumo consciente faz parte das nossas vidas!
#amemos
#edukatuedez
Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!
Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.
Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!
É só planejar, organizar e convidar a galera!
Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!
Resposta:
Para a realização da Feira de Ciências, os alunos realizaram diversas pesquisas na Internet, através de vídeos e relatos de experimentos já feitos. Escolhemos as experiências "Bateria de Latinha de Alumínio", "Bateria de Limão" e "Energia Solar na Bexiga".
Foram momentos divertidos e de grande aprendizado.
No Brasil, a maior parte da energia que consumimos vem de hidrelétricas. Mas já temos fontes alternativas bastante viáveis, em que a energia é produzida a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.
Biocombustíveis, energia eólica, solar - certamente você já ouviu falar, ou já usou algum equipamento que use esse tipo de energia.
Que tal experimentar e construir nosso próprio equipamento? Fazer, por exemplo, seu próprio gerador eólico? Assista ao vídeo abaixo e veja como pode ser mais fácil do que parece:
Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?
Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.
Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!
Resposta:
Para a realização da atividade-experimento Energia Eólica, os alunos assistiram ao vídeo de Iberê Thenório e, em seguida, debatemos e executamos a experiência. Para registro, construímos uma maquete para representar uma casa sustentada a partir de energia eólica.
Foi um experimento que, apesar de ter sido realizado em pouquíssimo tempo, foi proveitoso e válido para os alunos.
Mas a tecnologia está ajudando também a produzir equipamentos mais econômicos. Os modelos mais novos de geladeiras, televisão e microondas, por exemplo, normalmente usam menos energia que os mais antigos.
Veja no material abaixo como escolher a melhor opção na hora de comprar. Clique na imagem para ampliar.
Agora que você já entendeu como ler e usar o selo e a etiqueta, que tal fazer um exercício prático?
Procure na internet (pode ser em sites e lojas que vendam eletrodomésticos) o consumo de energia de diferentes modelos de um mesmo equipamento - geladeira, TV, liquidificador - e compartilhe conosco:
Qual modelo você escolheria? Por quê?
Resposta:
Para a realização dessa etapa, os alunos escolheram fazer a comparação entre máquinas de lavar roupas, observando o consumo de energia elétrica das marcas Eletrolux e Brastemp, ambas registradas com o selo "Procel A". Constatamos que o modelo da Brastemp, "BWL 09B/220" seria a melhor opção, já que apresenta um consumo menor de energia.
Agora que já vimos como funciona um relógio de luz, vamos colocar em prática?
Reúna sua equipe e tente descobrir onde fica o relógio da escola. Se não der, vale fazer na sua casa, ou no seu prédio.
Faça uma primeira leitura, sem alterar nada na escola. E anote quanto tempo leva para o relógio apontar o consumo de 1kWh.
Depois disso, ligue a iluminação completa da escola - luzes externas, das quadras e dos espaços comuns. Você já poderá notar que o tempo para consumir 1 kWh será menor.
Experimente fazer o mesmo com outros equipamentos, como ar condicionado, bomba da caixa de água e etc. Anote todos os tempos.
Agora compartilhe conosco: Qual equipamento elétrico você acha que mais consome energia na escola? Por quê?
Resposta:
Realizamos um "tour" pela escola para descobrirmos a localização do relógio de luz. Em frente a ele, discutimos como na prática poderíamos realizar a leitura, tal como vimos no vídeo. Registramos a medição e o tempo gasto para consumir 1kWh. Depois disso, percorremos a escola ligando aparelhos de ar condicionado (nossa escola possui 10 unidades), computadores e lâmpadas, entre outros aparelhos. Retornamos, então, ao relógio de luz e pudemos concluir que os "ponteiros" giravam muito mais rápido, atestando que o consumo de energia estava muito maior. Diante do experimento, pudemos, inclusive, relacionar esse consumo exacerbado de energia elétrica às constantes quedas de energia que presenciamos aqui na escola.
Já deu pra notar que o consumo de energia em casa está muito ligado aos equipamentos elétricos que temos. Mas, como saber quanto a gente de fato consome?
A melhor maneira é verificar diretamente o relógio de luz. Normalmente, ele fica "escondido" em nossas casas, prédios ou até mesmo na escola, mas é uma ferramenta essencial quando começamos a pensar em consumir luz com mais eficiência.
Mas, você já tentou analisar um deles? Se o medidor é mais novo (ou até digital), é muito fácil a leitura. A quantidade consumida é a diferença entre o número de kilowatts-hora (kWh) indicado naquele momento e aquele de uma leitura anterior (que pode ter sido um dia antes ou, como as concessionárias normalmente fazem, no mês anterior).
Ler um medidor de ponteiros pode parecer mais difícil, mas o raciocínio é o mesmo. Dê uma olhada na figura abaixo e veja como também dá para medir:
Viu como é fácil? Que tal agora aplicar o que aprendeu?
Na sua casa, o funcionário da concessionária fez a leitura do relógio como 24811 kWh. A leitura do mês anterior havia indicado 24784 kWh.
Quanto de energia foi utilizado entre essas duas leituras? Poste abaixo sua resposta!
Resposta:
Fizemos o cálculo na lousa digital e concluímos que foi utilizado 27kWh de energia nesse período.
Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.
Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:
Agora, que tal fazer uma representação gráfica de tudo o que você assistiu? Vale desenhar, esquematizar, ou até fazer uma história em quadrinhos - você encontra ferramentas on-line e gratuitas bem legais, como o Pixton ou o Meu Gibi - basta se registrar.
Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.
Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do mural da sua equipe.
Resposta:
Fizemos uma discussão sobre o que foi exposto pelo vídeo e pudemos constatar que ainda não conseguimos ter um consumo consciente de energia elétrica. Diante do que foi apresentado no vídeo, nos propusemos a mudar de atitude.
Como registro da atividade, realizamos um desenho em folha A3 sobre o tema "Consumo Consciente", enfocando principalmente o quanto somos consumistas em relação aos produtos que compramos e não utilizamos, desperdiçando, assim, tempo, dinheiro e a energia que fora utilizada para a produção dos itens.