O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
ANITA LIEVANA CAMARGO PROFESSORA CENTRO EDUCACAO MUNICIPAL | VOTUPORANGA - SP
Projeto da equipe
Ideias:
-Evitar o desperdício de energia
-Conscientizar os alunos pra que eles sejam multiplicadores em casa.
-Conhecer os processos de obtenção de energia e os caminhos percorridos por ela.
Atividades:
-Aulas expositivas dialogadas em sala de aula.
-Roda de conversa sobre o assunto.
-Visita à subestação da Elektro.
Desejos:
Economia de Energia
-Alunos conscientes sobre a necessidade de economia de energia.
Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
Resposta:
Os alunos acharam as atividades legais, desenharam, fizeram experiências e gostaram muito. Além, de aprenderem de forma lúdica sobre a economia!
Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
Resposta:
Os alunos acharam as atividades legais, desenharam, fizeram experiências e gostaram muito. Além, de aprenderem de forma lúdica sobre a economia!
E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Resposta:
ECONOMIZANDO ENERGIA COM O 2ºANO C
ERA UMA VEZ, A SALA DO 2º ANO C, QUE ESTAVA ESTUDANDO SOBRE COMO ECONOMIZAR ENERGIA.
COM O PROJETO EDUKATU, ELES COMEÇARAM A VER QUE JEITO PODIAM ECONOMIZAR.
COM ISSO, FIZERAM ATIVIDADES NA LOUSA DIGITAL E EXPERIÊNCIAS.
A PROFESSORA PASSOU VÍDEOS QUE MOSTRARAM FORMAS DE COMO PODEMOS ECONOMIZAR: VÍDEOS SOBRE COMO FUNCIONA USINAS HIDRELÉTRICAS; O SIGNIFICADO DAS ETIQUETAS DE GELADEIRAS; SOBRE O LIXÃO; RECICLAGEM; DESLIGAR APARELHOS QUE NÃO ESTÃO USANDO.
APRENDERAM A VER A CONTA DE ENERGIA; SOBRE AS FORMAS DE ENERGIA SUSTENTÁVEL; ALÉM DA EXPERIÊNCIA DO CATA-VENTO E DA FEIRA DE CIÊNCIAS.
FICARAM FELIZES POR TEREM VISTO OS VÍDEOS EDUKATU E APRENDIDO MAIS SOBRE O TEMA QUE É BEM IMPORTANTE.
ALUNOS DO 2º ANO C DA ESCOLA CEM ANITA LIÉVANA CAMARGO. Votuporanga/SP
E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Resposta:
ECONOMIZANDO ENERGIA COM O 2ºANO C
ERA UMA VEZ, A SALA DO 2º ANO C, QUE ESTAVA ESTUDANDO SOBRE COMO ECONOMIZAR ENERGIA.
COM O PROJETO EDUKATU, ELES COMEÇARAM A VER QUE JEITO PODIAM ECONOMIZAR.
COM ISSO, FIZERAM ATIVIDADES NA LOUSA DIGITAL E EXPERIÊNCIAS.
A PROFESSORA PASSOU VÍDEOS QUE MOSTRARAM FORMAS DE COMO PODEMOS ECONOMIZAR: VÍDEOS SOBRE COMO FUNCIONA USINAS HIDRELÉTRICAS; O SIGNIFICADO DAS ETIQUETAS DE GELADEIRAS; SOBRE O LIXÃO; RECICLAGEM; DESLIGAR APARELHOS QUE NÃO ESTÃO USANDO.
APRENDERAM A VER A CONTA DE ENERGIA; SOBRE AS FORMAS DE ENERGIA SUSTENTÁVEL; ALÉM DA EXPERIÊNCIA DO CATA-VENTO E DA FEIRA DE CIÊNCIAS.
FICARAM FELIZES POR TEREM VISTO OS VÍDEOS EDUKATU E APRENDIDO MAIS SOBRE O TEMA QUE É BEM IMPORTANTE.
ALUNOS DO 2º ANO C DA ESCOLA CEM ANITA LIÉVANA CAMARGO. Votuporanga/SP
Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!
Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.
Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!
É só planejar, organizar e convidar a galera!
Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!
Resposta:
Os estudantes ficaram empolgados com a feira de ciências. Eles elaboraram cataventos. Para mostrar energia eólica. Através dos ventos, pode-se obter energia sustentável.
Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.
Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.
É simples, veja abaixo:
1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.
2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.
3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.
Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?
Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.
Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!
Resposta:
Eles adoraram a experiência, trouxeram feitos e colocamos na mesa. Aprenderam que existem outras formas de energia.
Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.
Analise as principais informações e ajude a decidir:
1. ETIQUETA A
2. ETIQUETA B
Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?
Resposta:
Os alunos do 2 ano C escolheriam o modelo da Etiqueta A. Porque gasta menos energia, de acordo, com a comparação que viram.
Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.
Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:
Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.
Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.
Resposta:
Os alunos sentiram-se incentivados a economizar energia.
Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!
Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.
Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:
Resposta:
Foi muito interessante, aprendemos muito sobre a reciclagem.