Top_default

A energia que nos cerca

JARDIM DAS PALMEIRAS ESCOLA MUNICIPAL CAIC | RIO CLARO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto nasceu da necessidade de estabelecer relações com a energia e com nossas ações diárias que influenciam o consumo sustentável e desperdício. Neste projeto analisaremos fontes de energia presente em nosso cotidiano, atitudes que resultam em desperdício e como direcionar nossas ações a fim de estabelecer uma harmonia sadia com o uso dos recursos naturais.

Atividades:

Coleta inicial de informações (conta de luz), Listagem de fontes de energia cotidianas, Análise e tabulação dos dados coletados, Pesquisa sobre diferentes fontes de energia, Análise de posturas diárias, Pesquisa sobre novas posturas, Diário contendo mudanças nas ações, Feira de Ciências: demonstração de diferentes fontes de energia, Produção de cartaz sobre fontes de energia e experiências próprias, Seminário para outras classes.

Desejos:

Sensibilizar as pessoas quanto ao consumo de energia e provocar mudanças na postura frente ao impacto ambiental que provocamos no nosso dia a dia.

Pessoas:

O projeto envolverá a participação dos alunos mediado pelos familiares na coleta inicial dos dados. A participação dos demais alunos da escola e posterior participação da comunidade nos eventos.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

24
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_20161124_224510_1_

Resposta:

Neste mural casa aluno contribuiu com uma frase ou desenho sobre natureza e consumo responsável de energia. A exposição foi dividida com os demais alunos da escola e foi deixado em aberto para que outras classes também pudessem contribuir e deixar sua mensagem a respeito do tema; da maneira como quisesse se expressar independente de idade ou hipótese de escrita.

0
0
quase 8 anos
Publicado por Geissa Rejane Alves

11. Hora de celebrar!

10
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Fizemos una roda da conversa e definimos as regras da atividade, em que todos deveriam participar sem julgamentos e tendo por tarefa continuar a história a partir do ponto em que o outro parasse.Enquanto isso, outro aluno escrevia toda a história que será dividida com as outras crianças da escola. A história foi chamada de "O conto de uma rua sem luz": um conto em que os personganes pessoas comuns do cotidiano não davam a importância necessária ao consumo conscinte de energia e nem mesmos uns para os outros, até o dia em que uma grande queda de energia deixou todos no escuro. O que obrigou as pessoas a se aproximarem e terem ideias para resolver o problema em questão.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Geissa Rejane Alves

12. O que você achou do percurso?

3
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Adorei a interatividade proporcionada pelo site e sua organização. Os alunos podendo participar das atividades juntamente com o professor e fazendo partede todo processo. Pude rever muitas atitudes e posturas que eu adotava frente a problemática do desperdício da energia elétrica e consequentemnete de recursos naturais. Os vídeos são explicativos, dinâmicos e com uma linguagem de fácil assimilação.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Geissa Rejane Alves

10. Feira de Ciências

3
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

Foi um experimento na professora para analisarmos a energia no corpo humano. Neste atividade toda a comida que era consumida foi coletada e catalogada. Na primeira semana a comida era somente crua: legumes,verduras, grãos e frutas. Na segunda semana a comida era todo tipo de industrializado. durante os dias, todas as mudanças de humor eram registradas,de disposição e condiçoes do sono eram anotadas e analisadas pelo grupo de alunos. Para esta atividade foi solicitada a ajuda de uma nutricionista.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Geissa Rejane Alves

09. As alternativas para a energia

3
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

Realizamos o experimento das moedas com o auxílio de um técnico em eletroeletrônica, que nos ajudou a fazer as medições necessárias. O experimento consiste em gerar energia elétrica a partir de duas moedas comuns. É preciso colocar entre duas moedas um pedaço de tecido molhado em água e sal. A reação que ocorre libera energia elétrica suficiente para movimentar o ponteiro de um instrumento indicador.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Geissa Rejane Alves

08. Escolhas com economia

31
Out

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Escolheria a etiqueta A pois apesar das duas serem da categoria A, a etiqueta A tem um consumo mais baixo por mês.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Geissa Rejane Alves

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
JARDIM DAS PALMEIRAS ESCOLA MUNICIPAL CAIC
RIO CLARO, SP