Top_akatu_16

Consumo Consciente na Escola

EM FLAUSINA DE ASSUNCAO MARINHO | TRES LAGOAS - MS

Projeto da equipe

Ideias:

A proposta do projeto envolve atividades e ações que oportunizam reflexões no que se refere ao consumo consciente de energia elétrica. Sendo que, favorece mudanças de hábito de todos os envolvidos, uma vez que os conhecimentos apreendidos, durante todo o desenrolar do projeto, podem ser aplicados a eventos do dia a dia.

Atividades:

Palestras; elucidação lúdica com cartazes, discutindo de onde vem a energia; fixar por toda a escola cartazes, lembretes, informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica. Inferir a partir da conta de energia do professor e dos estudantes - dados reais. Visitar a Terméletrica: Luís Carlos Prestes.

Desejos:

Ao final do projeto, espero ter contribuído, de fato, para uma mudança positiva de atitude no que diz respeito ao consumo consciente de energia elétrica.

Pessoas:

O projeto Consumo Consciente na Escola favorece o envolvimento da comunidade escolar e local.

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

7
Nov
Leia Mais ▾
Medium_akatu_23

Resposta:

As atividades do Percurso Energia Todo Dia são atraentes, interessantes e prazerosas. Além disso, favorecem aprendizagens significativas no que se refere a conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Assim, atividades como as propostas aqui, de fato, contribuem para com o processo ensino-aprendizagem e podem ser aplicadas a eventos do dia a dia, o que aumenta o grau de importância, uma vez que promove o letramento dos pares envolvidos. Então, o 5º ano “A” e “B” da Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho só tem a agradecer a parceria firmada e a contribuição recebida. Se existe algo a ser revisto seria o envio de fotos, pois, não conseguimos concluí-las de modo efetivo.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

09. As alternativas para a energia

7
Nov
Leia Mais ▾
Medium_akatu_18

Resposta:

O aluno Pablo Henrique Silva Torres, 5º ano “B”, desenvolveu a atividade proposta. Sendo que, pegou um pote (de 31 cm x 31 cm) colocou-o sobre uma cartolina e fez o contorno. Depois, pegou um copo americano e fez um círculo menor no meio do círculo grande. Em seguida, fez um corte para tirar fora o círculo menor e envergou-o até virar um funil. Logo após, passou cola por dentro do funil, cobriu-o com papel alumínio e o deixou secar.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

11. Hora de celebrar!

6
Nov
Leia Mais ▾
Medium_feira_6

Resposta:

Era uma vez, uma família que não estava conseguindo pagar a conta de luz por estar com um valor muito alto. Um dia, um dos filhos chega da escola e diz: __ Mamãe, descobri o motivo da conta de energia elétrica estar vindo muito alta. A mãe surpreendida, pergunta: __ E porque seria? O filho responde: __ Ainda é dia e a luz do quarto está acesa. Os banhos aqui em casa são muito demorados. Hoje aprendi na escola, que todos nós precisamos nos preocupar com o consumo consciente dos recursos naturais. A mãe já ficando aflita pergunta: __ O que o preço da energia elétrica aqui de casa tem a ver com os recurso naturais? O filho responde: __ Quanto mais gastamos a energia elétrica mais água consumimos e os mananciais podem começar a diminuir. Além disso, o valor da conta aumenta. A mãe mais surpreendida ainda com a explicação do filho, insiste? __ Menino, descobriu tudo isso hoje na escola? O filho responde: __ Na verdade, há quase dois meses estamos trabalhando o projeto Consumo consciente na Escola e por isso temos realizado muitas atividade sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica. E nós do 5º ano temos recebido muitos elogios, pois apagamos a luz ao sairmos da sala e desligamos os ventiladores entre outras responsabilidades que assumimos. A mãe orgulhosa do filho diz: __ A partir de hoje vamos assumir as responsabilidades do projeto trabalhado na escola aqui em casa. Nossa, filho, estou orgulhosa de você!

1
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

10. Feira de Ciências

5
Nov
Leia Mais ▾
Medium_akatu_35

Resposta:

Vamos tentar organizar uma "feirinha de ciências" por conta do pouco espaço que temos. Também já conversamos e estamos selecionando alguns experimentos que assistimos na internet referente ao consumo consciente de energia elétrica para no tempo oportuno partilharmos com a comunidade escolar. Vamos fazer da nossa sala um ambiente bem atrativo para recepcionarmos os colegas de outras salas e também os pais.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

01. Por onde começar?

4
Nov
Leia Mais ▾
Medium_akatu_19

Resposta:

Era uma vez, uma turma de alunos que não parava de desperdiçar energia elétrica, porque não conheciam a importância do consumo consciente. Por isso, houve a necessidade de desenvolver um projeto com foco na economia de energia elétrica. Sendo que, a turma recebeu apoio do instituto Akatu e da Elektro, que propiciou um guia do consumo consciente. Assim, a turma começou a adotar medidas simples, mas eficiente que favorecia a economia de energia elétrica, na escola no dia a dia, como desligar a luz e os ventiladores ao sair da sala. E, em casa, evitar os banhos demorados entre outras. Então, foi possível constatar que a turma passou a assumir responsabilidade frente ao consumo consciente, pois entendeu que, tanto na escola como em casa, é possível economizar a energia elétrica.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

08. Escolhas com economia

3
Nov
Leia Mais ▾
Medium_feira_7

Resposta:

Escolheria os produtos mais eficientes com a etiqueta A, porque são mais econômicos.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

2
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

As quantidades de lixo geradas em nossas casas podem ser reduzidas, tomando-se algumas precauções. Assumimos o compromisso de separar todo o lixo reciclável. Assim diminuem se os impactos ambientais e o volume de lixo que vai parar nos aterros sanitários. Na turma do 5º ano "A" tem um estudante que mora na na zona rural, assim ele em consonância com os demais, assumiu o compromisso de separar o lixo orgânico (cascas de frutas, legumes, restos de alimentos ou vegetais) que, misturados à terra da horta, podem ser transformados em adubo orgânico após a decomposição, diminuindo os gastos com adubos químicos. Também procuraremos comprar produtos que possuem embalagens de fácil reciclagem e que tenham embalagens retornáveis. E pensando na coleta seletiva de lixo da cidade, fomos oportunizados a compreender a necessidade de separarmos corretamente o lixo reciclável e informarmos sobre o dia de coleta no bairro. Então, refletimos sobre as vantagens e chegamos a conclusão de que: ganha a cidade com a limpeza, a natureza com a economia de recursos naturais (árvores, minérios, petróleo, água e energia), a comunidade com o dinheiro arrecadado para obras sociais e a geração de empregos.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

10. O que você achou do percurso?

2
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

As atividades, de fato, contribuem para com o processo ensino - aprendizagem. Assim, apreciei muito a cada uma delas. Para mim, foi um momento a mais de reflexão. Então, fui oportunizada a recordar que, segundo dados do Unicef, todos os anos, mais de 3,5 milhões de crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por causa de doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas. É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% daquelas que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos, várias vezes ao dia, fosse um hábito. Estamos falando de se evitar 6 mil mortes de crianças. Nesse caso, a relevância da proposta da parceria proposta entre Edukatu e Semec toma um grau de significância ainda maior. Além disso, as atividades trazem uma linguagem acessível e atraente capaz de envolver e encantar estudantes e professores, que podem aplicar os conhecimentos apreendidos a eventos do dia a dia, já que favorecem o letramento dos pares envolvidos.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

04. Lavando as mãos

2
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Geni Rosa de Oliveira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Água do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_geni
EM FLAUSINA DE ASSUNCAO MARINHO
TRES LAGOAS, MS
Thumb_sq_default
EM FLAUSINA DE ASSUNCAO MARINHO
TRES LAGOAS, MS