Top_default

"GASTAR MENOS É SINÔNIMO DE BRINCAR MAIS”

MAGALY AZAMBUJA DE TOLEDO PROFA EM | TATUI - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Esse projeto surgiu com o intuito de conscientizar os alunos do 1º ano G sobre a importância do brincar de forma sustentável, isto é, deixando os aparelhos eletrônicos e tecnológicos de lado, dialogando sobre como eles funcionam (através de eletricidade), o que é eletricidade e como ela é produzida. Como podemos economizar a energia elétrica em casa com pequenas atitudes, os cuidados que devemos ter com a energia e aparelhos eletrônicos, as fontes de energias limpas, mobilização da comunidade escolar para arrecadação de material reciclável para a confecção de brinquedos sustentáveis. Ação do Projeto: Através dos questionamentos dos alunos, levá-los a refletir com tem sido o consumo de energia elétrica em nossa escola. Através da situação problema e resolução, trabalhar o gênero textual "carta" para a Prefeita eleita de Tatuí Dona Maria José Gonzaga, afim de expor a situação atual e propor ideias e soluções para a economia de energia elétrica em nossa escola, envolvendo os alunos em políticas públicas e cidadania.

Atividades:

Leitura e debate do livro "Voa Pipa, Voa" de Regina Rennó, sobre o tema tecnologia X brincar. Painel sobre o tema. Atividades com adição e subtração sobre as lâmpadas da casa acesas ou apagadas. Leitura e debate do livro: "Energia: Recurso da Vida , uso da energia de forma indiscriminada. Trabalho com "lista” com aparelhos eletrônicos da casa. Leitura e debate do livro "Tome Cuidado em Casa", sobre os perigos da energia e painel. Vídeos no Youtube sobre fontes de energias e Painéis. Apreciação da obra de Ivan Cruz, Brincadeiras de Criança, brincadeiras tradicionais X brinquedos que utilizam energia. Lista de brincadeiras da obra. Texto Jornalístico Tabloide, com objetos que funcionam com energia elétrica e painel. Os alunos questionaram sobre o uso indiscriminado de energia elétrica em nossa escola e chegaram a conclusão, que para haver mudanças na escola, não dependia deles e nem da professora, pois as janelas das salas não permitem a entrada de luz natural ou ventilação. Elaboramos uma carta, sendo a professora escriba. Nela, os alunos relataram sugestões para melhorar o consumo de energia na escola para à Prefeita. Confecção de brinquedos com material reciclável.

Desejos:

Espero que através das atividades propostas haja a maior conscientização aos alunos sobre o uso racional dos recursos, que saiam desse momento de alienação em frente aos vídeo-games, celulares, computadores, que brinquem e desenvolvam-se com saúde mental, pois através deles o conhecimento sobre sustentabilidade chegará aos familiares. Com a exposição dos trabalhos do projeto, os professores da escola ficaram mais curiosos e empolgados a respeito de sustentabilidade, acredito que de alguma forma esse projeto atingiu a comunidade escolar como um todo.

Pessoas:

Este projeto envolve os alunos do 1 ano G da EMEF "Profª Magaly A. de Toledo", suas famílias, a comunidade escolar e a Prefeitura Municipal.

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

18
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Medium_bricar

Resposta:

GOSTEI MUITO DE PARTICIPAR DESTE PROJETO, TROUXE MUITO APRENDIZADO PARA A SALA DE AULA E PARA MIM, COMO PESSOA E PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. TIVE ALGUMAS DIFICULDADES EM LECIONAR ESSE TEMA AOS ALUNOS DO 1º ANO, POIS ALGUMAS ATIVIDADES DA PLATAFORMA NÃO CONDIZEM COM A FAIXA ETÁRIA DE APRENDIZAGEM DO 1º ANO, POR ESSE MOTIVO TIVE QUE MUDAR AO MÁXIMO A LINGUAGEM TEÓRICA PARA UMA LINGUAGEM MAIS ADEQUADA DE FÁCIL COMPREENSÃO. TIVE TAMBÉM QUE ELABORAR ATIVIDADES MAIS VOLTADAS AO LÚDICO E O BRINCAR PARA QUE OS ALUNOS PUDESSE ENTENDER O CONTEÚDO. NO FINAL, FICOU UM PROJETO MARAVILHOSO QUE ATINGIU A META, QUE É A CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DO USO INDISCRIMINADO DA ENERGIA ELÉTRICA.

0
0
aprox. 8 anos

11. Hora de celebrar!

18
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Medium_roda

Resposta:

OS ALUNOS ADORARAM PARTICIPAR DO CIRCUITO E DO PROJETO. ESTÃO LEVANDO DENTRO DELES O MAIOR TESOURO DO MUNDO: APRENDIZADO E EXPERIÊNCIAS. PERCEBERAM QUE TAMBÉM FAZEMOS PARTE DA NATUREZA, QUE É NOSSO DEVER CUIDAR DELA. NÃO PRECISAMOS FAZER COISAS GRANDIOSAS PARA ISSO, BASTA CADA UM FAZER A SUA PARTE, ECONOMIZANDO EM CASA POR EXEMPLO, FICANDO MENOS TEMPO NA FRENTE DA TV, NO VÍDEO GAME E ATÉ MESMO NA UTILIZAÇÃO DE CELULARES, TABLETS COMPUTADORES. QUER COISA MELHOR DO QUE BRINCAR AO AR LIVRE DE PEGA-PEGA OU ESCONDE-ESCONDE? NOSSO PROJETO FOI COISA SÉRIA, MAS TAMBÉM FOI RECHEADO DE MUITAS HISTÓRIAS, DEBATES, JOGOS E BRINCADEIRAS. ALGO QUE CERTAMENTE FICARÁ MARCADO PARA SEMPRE NO CORAÇÃO DOS PEQUENOS: O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO.

0
0
aprox. 8 anos

10. Feira de Ciências

18
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_feira

Resposta:

A EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO 1º ANO G FOI UM SUCESSO!! FOMOS DE SALA EM SALA CONVIDANDO OS ALUNOS PARA CONFERIREM DE PERTINHO TODO O APRENDIZADO PROPORCIONADO PELO EDUKATU E O PROJETO DA TURMINHA. A ESCOLA TODA VEIO PRESTIGIAR E APRECIAR AS ATIVIDADES DA TURMA. O MAIS IMPORTANTE, A SEMENTINHA DE CONSCIENTIZAÇÃO FOI PLANTADA NOS VISITANTES.

0
0
aprox. 8 anos

09. As alternativas para a energia

16
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_cha_2

Resposta:

A TURMA FEZ UM FOGÃO SOLAR. FIZEMOS REFLETORES UTILIZANDO PAPELÃO REVESTIDO DE PAPEL ALUMÍNIO, DESTA FORMA, OS RAIOS SOLARES SERIAM REFLETIDOS PARA A PANELA QUE ESTAVA NO "FOGÃO". INICIALMENTE FARÍAMOS SOMENTE COM ÁGUA, MAS DEPOIS TIVEMOS A IDEIA DE ADICIONAR CHÁ....A ÁGUA DA CHALEIRA AQUECEU COM O CALOR DOS RAIOS SOLARES REFLETIDOS PELO PAPEL ALUMÍNIO, DESSA FORMA, COM A ÁGUA QUENTE PUDEMOS FAZER UM DELICIOSO CHÁ MATE!!! O MAIS IMPORTANTE, OS ALUNOS PUDERAM ENTENDER COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR E COMPREENDERAM PORQUE ESSE TIPO DE ENERGIA É CONSIDERADA "LIMPA" (NÃO AGRIDE O MEIO AMBIENTE) E É DE GRAÇA!!!

0
0
aprox. 8 anos

08. Escolhas com economia

9
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Etiqueta A, porque é um eletrodoméstico que tem eficiência "A" e gasta somente 56 kwh por mês, o outro gasta mais, sendo 71 kwh por mês. Dessa forma, estaria economizando.

1
0
aprox. 8 anos

01. Por onde começar?

4
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_2

Resposta:

As crianças puderam visualizar e aprender de uma forma lúdica que precisamos cuidar do planeta, que assim como a natureza, também fazemos parte dele. Perceberam também, que se o planeta morrer, todos também morreremos e que atitudes simples como consumir menos podem colaborar muito para melhorar a vida de todos. Houve também muitos questionamentos, pois em nossa escola há uso excessivo de energia elétrica, pois as janelas e lâmpadas não estão de acordo com o que aprendemos, a partir daí, houve um debate para encontrar as melhores soluções para a resolução deste problema.

1
0
aprox. 8 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
SARAH DE CAMPOS VIEIRA DOS SANTOS PROFA EMEF
TATUI, SP