Top_default

Consumo consciente: entre linguagem e práticas

OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM | VOTUPORANGA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Muito se fala hoje em dia em sustentabilidade, reciclagem, consciência ecológica, consumo de energia elétrica, degradação do meio ambiente, etc. Esses conceitos tem sido tão difundidos nas mídias e nas redes sociais que acabam, por vezes, sendo utilizados de maneira superficial ou não consciente. Você já parou pra pensar em quantas vezes já ouviu que precisa ser “ecologicamente correto” sem nem saber de fato o que essa expressão significa? Ou já refletiu se essa expressão pode se relacionar de alguma maneira ao tão bem difundido “ser politicamente correto”? Reflexões como essa são necessárias para o desenvolvimento de uma consciência linguística, assim como atitudes de consciência ecológica são importantes para a economia de energia, por exemplo. Por isso, esse projeto tem como elemento norteador a reflexão sobre as expressões da Língua Portuguesa e Língua Inglesa (se possível) que se relacionam à economia de energia elétrica, à sustentabilidade, ao consumo consciente entre outros.

Atividades:

Esse projeto será realizado em etapas: 1 – Realizar pesquisas em livros, revistas, dicionários eletrônicos e sites, a fim de fazer um levantamento das expressões mencionadas; 2 – A partir do levantamento criado, identificar e interpretar os sentidos real e figurado de cada expressão; 3 – Em duplas, ilustrar o sentido figurado de cada expressão; 4 - Montar um cartaz com todo material produzido.

Desejos:

  • Desenvolver uma consciência linguística sobre as expressões em Língua Portuguesa em torno do campo semântico ligado à energia e que são amplamente difundidas nas mídias e nas redes sociais;
  • Estabelecer relações entre essas expressões e seus sentidos e a difusão de uma consciência ecológica, no que concerne especificamente ao consumo de energia elétrica.

Pessoas:

Com tantas informações a respeito das questões ambientais que envolvem a geração e o uso de energia elétrica, podemos pensar agora em maneiras de participar de ações que nos levem a contribuir para a construção do desenvolvimento sustentável. Esse tema está tão presente em nós que muitas vezes sequer temos consciência disso, prova disso são as palavras e expressões que utilizamos em nosso dia a dia envolvendo palavras como “energia”, “força”, “luz”, entre outras. Nessa perspectiva, o estudo da linguagem utilizada por nossos alunos e os discursos produzidos são relevantes na medida em que indicam saberes já adquiridos, cabendo também à escola promover a discussão em torno da temática e da linguagem utilizada a fim de promover reflexões, novos saberes e práticas que não se limitam aos muros da escola. Desse modo, nosso projeto abrangerá todos os alunos do 6º ao 9º ano, cujas aprendizagens possam ser posteriormente perpetuadas.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM
VOTUPORANGA, SP