Top_default

PROJETO CATA PILHA : DESCARTE CONSCIENTE DE PILHAS E BATERIAS

JOSE TOMAS BORGES PROF EM | TATUI - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Surgiu através de uma pesquisa com perguntas simples, sobre conhecimentos prévios dos alunos referentes ao descarte, funcionamento e composição de Pilhas e Bateria. Após a análise dos resultados, verificou-se a necessidade de trabalhar com um projeto para conscientização e mudanças de hábito, pois a grande maioria não tem conhecimentos do que fazer com as pilhas e baterias após seu uso e nem dos riscos que elas oferecem quando descartadas no lixo comum

Atividades:

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O IMPACTO NA NATUREZA COM O DESCARTE INCORRETO DE PILHAS E BATERIAS NO LIXO COMUM.AS PROVÁVEIS CONSEQUENCIAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DAS PESSOAS.OS RISCOS DO VAZAMENTO DE PILHAS VELHAS. COLETA DAS PILHAS EM CAIXINHAS ESPECIAIS QUE SERÁ DESCARTADA EM POSTOS ESPECÍFICOS.

Desejos:

Conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de dar uma destinação correta às pilhas e baterias usadas, reduzindo a quantidade das mesmas, lançadas no meio ambiente. ? Coletar o maior número possível de pilhas e baterias; ? Dar destinação adequada através de parcerias (correio) para as pilhas arrecadadas”

Pessoas:

ENVOLVE ALUNOS ,PAIS,PROFESSORES,ETC.

Novidades da equipe

10. O que achou do percurso?

15
Abr


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

As atividades foram excelentes. Mas não acaba aqui. A conscientização deve ser permanente. É fundamental q o professor use as atividades diárias como ferramenta de conscientização.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Rosemary Caresia

09. Toda a escola unida!

15
Abr


Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.


Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

Blank

Resposta:

A campanha é permanente. Com textos e vídeos é demonstrado a necessidade de descartar as pilhas e baterias corretamente, protegendo assim a natureza... bem como rios e lençóis freáticos.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Rosemary Caresia

08. Criando nossa campanha

15
Abr


Você sabe o que é uma campanha?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha para chamar toda a escola para ajudar. Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é muito importante e não pode ser desperdiçada.



Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Vocês já escolheram algumas ideias para a escola colocar em prática, não é mesmo? Agora é hora de vocês pensarem o que você vão fazer para conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
  • Como vamos organizar tudo?


Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um desenho, ou mesmo uma música.

Blank

Resposta:

A campanha cara pilhas é permanente. Durante todo o ano recolhemos pilhas e baterias. A professora se encarrega de fazer o descarte correto.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Rosemary Caresia

07. Ideias que transformam

4
Abr


O que as pessoas podem fazer para melhorar o consumo de água na escola?

Junte sua equipe de novo, olhem e conversem sobre os desenhos e descobertas que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros lugares?
  • Vimos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem ideias que ajudem a escola a melhorar o uso da água. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou criar. Vocês também podem conversar com algum professor.

Para terminar, escolham as ideias que vocês acham que a escola conseguirá realizar.

Agora é só postar uma foto da turma na atividade e contar pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

APÓS O MAPEAMENTO DA ESCOLA FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA E DISCUTIMOS SOBRE O CONSUMO DA ÁGUA NA UNIDADE ESCOLAR. FOI MUITO PRODUTIVO E AS CRIANÇAS LOCALIZARAM OS PONTOS ONDE HÁ MAIOR POSSIBILIDADE DE DESPERDÍCIO.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Rosemary Caresia

06. Investigadores em ação

29
Mar


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

desafio concluido....foi bastante produtivo .Utilizamos a pesquisa e o mapa na aula de matemática.Contempla espaço e forma

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Rosemary Caresia

03. Banho e desperdício não combinam

15
Mar


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

a agua é um bem natural esgotável.devemos fazer o uso consciente da água e não desperdiçar

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Rosemary Caresia

02. Observando a água em nossa casa

15
Mar

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

a água é um recurso natural muito precioso e esgotável.por isso devemos economizar para não faltar

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Rosemary Caresia

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
JOSE TOMAS BORGES PROF EM
TATUI, SP