O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
PROJETO CATA PILHA : DESCARTE CONSCIENTE DE PILHAS E BATERIAS
JOSE TOMAS BORGES PROF EM | TATUI - SP
Projeto da equipe
Ideias:
Surgiu através de uma pesquisa com perguntas simples, sobre
conhecimentos prévios dos alunos referentes ao descarte, funcionamento e composição
de Pilhas e Bateria. Após a análise dos resultados, verificou-se a necessidade de
trabalhar com um projeto para conscientização e mudanças de hábito, pois a grande
maioria não tem conhecimentos do que fazer com as pilhas e baterias após seu uso e
nem dos riscos que elas oferecem quando descartadas no lixo comum
Atividades:
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O IMPACTO NA NATUREZA COM O DESCARTE INCORRETO DE PILHAS E BATERIAS NO LIXO COMUM.AS PROVÁVEIS CONSEQUENCIAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DAS PESSOAS.OS RISCOS DO VAZAMENTO DE PILHAS VELHAS. COLETA DAS PILHAS EM CAIXINHAS ESPECIAIS QUE SERÁ DESCARTADA EM POSTOS ESPECÍFICOS.
Desejos:
Conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de dar uma
destinação correta às pilhas e baterias usadas, reduzindo a quantidade das mesmas,
lançadas no meio ambiente. ? Coletar o maior número possível de pilhas e baterias; ?
Dar destinação adequada através de parcerias (correio) para as pilhas arrecadadas”
Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
Resposta:
As atividades foram excelentes. Mas não acaba aqui. A conscientização deve ser permanente. É fundamental q o professor use as atividades diárias como ferramenta de conscientização.
Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!
Vamos chamar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.
Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.
Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.
Resposta:
A campanha é permanente. Com textos e vídeos é demonstrado a necessidade de descartar as pilhas e baterias corretamente, protegendo assim a natureza... bem como rios e lençóis freáticos.
Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.
Agora é hora de agir e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha para chamar toda a escola para ajudar. Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!
A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é muito importante e não pode ser desperdiçada.
Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para nos ajudar!
Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?
Vocês já escolheram algumas ideias para a escola colocar em prática, não é mesmo? Agora é hora de vocês pensarem o que você vão fazer para conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Veja algumas perguntas que podem ajudar:
Quem vamos chamar para ajudar?
O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
Como vamos organizar tudo?
Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um desenho, ou mesmo uma música.
Resposta:
A campanha cara pilhas é permanente. Durante todo o ano recolhemos pilhas e baterias. A professora se encarrega de fazer o descarte correto.
O que as pessoas podem fazer para melhorar o consumo de água na escola?
Junte sua equipe de novo, olhem e conversem sobre os desenhos e descobertas que fizeram:
A escola toda está usando a água de forma consciente?
Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros lugares?
Vimos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
Descobrimos algum outro problema relacionado à água?
Depois, pesquisem ideias que ajudem a escola a melhorar o uso da água. Aqui vão algumas dicas.
Essas são apenas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou criar. Vocês também podem conversar com algum professor.
Para terminar, escolham as ideias que vocês acham que a escola conseguirá realizar.
Agora é só postar uma foto da turma na atividade e contar pra gente as ideias que surgiram no grupo.
Resposta:
APÓS O MAPEAMENTO DA ESCOLA FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA E DISCUTIMOS SOBRE O CONSUMO DA ÁGUA NA UNIDADE ESCOLAR.
FOI MUITO PRODUTIVO E AS CRIANÇAS LOCALIZARAM OS PONTOS ONDE HÁ MAIOR POSSIBILIDADE DE DESPERDÍCIO.
Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?
Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...
Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?
Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.
Resposta:
a agua é um bem natural esgotável.devemos fazer o uso consciente da água e não desperdiçar
Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?
Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?
1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).
2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.
3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!
Resposta:
a água é um recurso natural muito precioso e esgotável.por isso devemos economizar para não faltar