Top_artista-faz-esculturas-com-sobras-de-papel

Horta Solidária

MARIA ODETE CARA GOUVEIA PROFA EMEIF | SUZANO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Estamos trabalhando a reciclagem e coleta seletiva. Fizemos o papel reciclado que será usado pelos alunos e a coleta seletiva que esta mobilizando todos da unidade e será encaminhada para um posto de reciclagem. Faremos uma horta comunitária para beneficio dos alunos e familias e unidade escolar será trabalhado a compostagem também.

Atividades:

coleta seletiva e reciclagem de materiais como papel e garrafas, Roda de conversa.

Desejos:

Mudança de habitos e economia familiar o desejo que as mudanças aconteçam na unidade escolar e nas casas dos alunos.

Pessoas:

O projeto envolve alunos e comunidade do entorno e escolar.Todos da escola ( funcionários, professores e pais e comunidade do entorno)

Novidades da equipe

05. Avaliação

10
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Como é maravilhoso ver um projeto que está dando certo. Todos os alunos envolvidos pais e comunidade... nossa horta está aberta a todos... e nossos alunos irão degustar nossos alfaces e repolhos...nossa composteira está a todo vapor...

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Juliana Moreno Romero

04. Mão na massa!

10
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Nossa horta está montada depois de dois sábados solidários com a comunidade e pais dos alunos

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Juliana Moreno Romero

03. Desenhando a Campanha

10
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

fizemos bilhetes convidando a comunidade para a montagem da horta e compostagem...e os alunos ajudaram em todo o processo

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Juliana Moreno Romero

02. Planejando a campanha

10
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

o temas da nossa campanha foi a horta solidária com os alunos...

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Juliana Moreno Romero

02. Menos é mais

10
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Cascão: Nossa Chico que latas são essas? Chico: Cascão são as latas de reciclagem para separarmos os lixos...

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Juliana Moreno Romero

05. Avaliação

6
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

As atividades propostas foram muito significativas para nossa comunidade. Conseguimos mobilizar a comunidade as famílias e as crianças. Temos consciência de que esses projetos serão duradouros e que essas ações são para a vida toda.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Daniela Carvalho Lucatto

04. Mão na massa!

6
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_img-20170930-wa0003

Resposta:

Esse dia foi a etapa de plantar as verduras na horta e com a ajuda da comunidade conseguimos organizar a composteira. Além de ser visível o aumento dos produtos recicláveis estamos confiantes com os projetos que serão duradouros.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Daniela Carvalho Lucatto

03. Desenhando a Campanha

6
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

A unidade se mobilizou, fazendo cartazes, folders e uma exposição para a comunidade com os dados coletados. Além da horta solidária que está em andamento bem como a compostagem.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Daniela Carvalho Lucatto

02. Planejando a campanha

6
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

O tema da escola é redução de produtos recicláveis e orgânicos. Efetivamos a coleta de materiais recicláveis e destinamos a um catador de reciclagem que os envia a uma cooperativa. Registramos através de fotos o início para podermos comparar.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Daniela Carvalho Lucatto

09. Catadores de recicláveis

26
Out

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Após recebermos das crianças o material reciclado e acomodá los em recipientes próprios e separados por classe, entramos em contato com um catador de produtos reciclados que compareceu em nossa escola e retirou os materiais para vendê los à uma empresa de reciclagem , garantindo assim seu sustento, educando as crianças para o consumo sustentável e contribuindo para o meio ambiente.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Juliana Moreno Romero

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
MARIA ODETE CARA GOUVEIA PROFA EMEIF
SUZANO, SP