- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Ahhhhh :(
Já terminamos o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Os alunos gostaram dos vídeos, dos jogos e das atividades. interagiram do começo ao fim. Porém tivemos dificuldade em registrar nossos textos coletivos nos posts. Os alunos do 1º ciclo demandam de mais tempo para digitá-los, cada qual em seu login, mas infelizmente não temos essa disponibilidade de horários e computadores para que eles mexam com um tempo razoável e individualmente. Seria legal se esses registros de atividades no post pudessem ser realmente coletivo, onde a professora colocaria essas atividades em um determinado local e aparecesse na plataforma online de cada aluno.
Foi uma ótima experiência e adquirimos muito conhecimento e um novo olhar sobre a importância de repensar, reduzir, reutilizar e reciclar diversos materiais.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
Os alunos continuam executando o projeto. Além de promover a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, eles estimularam sua criatividade. Eles viram o quanto é divertido criar brinquedos, transformar um material em outro e não apenas comprá-lo já prontos.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
-Estamos assistindo vídeos de reciclagem de materiais.
-Fazendo cartazes sobre o projeto de brinquedos reciclados.
- Estimulando a criatividade, a pesquisa e a cooperação.
- As famílias, junto com os alunos estão ajudando a separar e a higienizar os produtos para ser reutilizados ou reciclados.
- O resultado que buscamos alcançar é a conscientização dos alunos, assim como da comunidade, sobre a importância da destinação adequada dos resíduos após o consumo do produto.
E principalmente entender o quanto a poluição é prejudicial ao meio ambiente e que cada um de nós pode fazer a sua parte para um mundo melhor.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
O tema escolhido, em conjunto com a turma, foi uma campanha para arrecadar materiais que possam ser reciclados, tanto da escola, como de suas casas, no intuito de transformá-los principalmente em brinquedos. Ficamos bastante empolgados.
Todo material reciclado será anotado em um caderno, no fim do projeto, os alunos poderão conferir a quantidade de materiais que foram reciclados e deixaram de causar um impacto negativo no nosso planeta.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
Há uma parceria da Prefeitura de Santo André com o Instituto Triângulo, onde as escolas municiais estão preparadas para receber óleo usado não só dos alunos e seus familiares, mas também de toda a comunidade. A cada dois litros de óleo entregue, o doador recebe duas pedras de sabão biodegradável. “A questão de destinação de resíduos é muito importante para nós, pois evita o entupimento e a degradação ambiental.
Estamos guardando, na própria escola, muitos materiais para reutilizarmos ou reciclarmos, nas aulas de Artes, Educação Física, para fazer brinquedos, entre outros.
Os alunos pesquisaram em alguns sites e descobriram que Santo André possui alguns pontos de descarte. No total há 16 estações de coleta de entulho e 52 pontos de entrega e pilhas, baterias, móveis velhos, eletrodomésticos antigos, carcaças de computador, pneus usados, podas de árvore e restos de pequenas construções. todos estes resíduos devem ser descartados de maneira ecologicamente correta e a população deve fazer a sua parte.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Primeiro a professora fará um recado e colaremos na agenda. Esse recado informará os pais/responsáveis sobre a nossa feira de trocas.
Depois de pedir a autorização deles. Vamos marcar uma data para que todos tragam os materiais ou brinquedos que não fazem mais uso para realizar as trocas.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
Eu fiquei preocupada com o tanto de "lixo" que conseguimos produzir por dia, entre esses "lixos" há vários materiais que poderiam ter outro destino menos prejudiciais ao meio ambiente.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
Ajudando o meio ambiente (Texto coletivo com a turma do 3º Ano C)
É importante pensarmos de forma diferente. O planeta está sendo prejudicado pelo consumo excessivo de diversos materiais que não necessitamos verdadeiramente ou descartamos de forma inconsciente, ou seja, de forma errada.
Nós do 3º Ano C, da EMEIEF Professora Sônia Aparecida Marques discutimos constantemente sobre a sustentabilidade e o consumo consciente. Evitamos: jogar lixo no chão da escola e em vários lugares que frequentamos, desperdiçar alimentos e água.
Costumamos separar os lixos que produzimos na escola nas lixeiras seletivas e reduzir, reutilizar e reciclar materiais sempre que possível.