Top_default

Horta Solidária

MARIA ODETE CARA GOUVEIA PROFA EMEIF | SUZANO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. Estamos com este projeto na escola, pois,percebemos a importância de as crianças e suas famílias melhorarem a sua alimentação. Isto trará mais saúde e consciência ambiental para todos os envolvidos.

Atividades:

Roda de conversa com os alunos, escolha do terreno para o cultivo da horta, projeto "uso consciente da água".

Desejos:

Que a alimentação das famílias envolvidas seja modificada para melhor, contribuindo para a saúde de cada um e que o cuidado com o meio ambiente seja ensinado ou aprimorado para pessoas que não foram envolvidas diretamente nestas ações.

Pessoas:

Sim. Envolve alunos, comunidade, professores, funcionários da escola e diretor. Os envolvidos estão entre 300 e 350 pessoas. Com estudos, pesquisas e o próprio cultivo da horta.

Novidades da equipe

04. Mão na massa!

9
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_img-20171101-wa0007

Resposta:

Conseguimos em grande parte. A horta está crescendo e logo colheremos para usar na merenda. A coleta de material reciclável e seu destino correto continua acontecendo, do mesmo jeito que a coleta de óleo usado.

0
0
mais de 6 anos

03. Desenhando a Campanha

5
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Estamos mobilizando a comunidade escolar com várias ações. Eles foram convidados a participar da "Horta Solidária" da escola, aos sábado, e alguns compareceram. Muitos envolveram-se também na questão do óleo de cozinha usado, solicitamos este material para que pudéssemos dar um destino correto a ele, outra ação da escola para preservar o meio ambiente. As crianças estão bem mais atentas as embalagens e os 4Rs e eles são multiplicadores destas ideias. Esperamos atingir toda a comunidade, gradativa e constantemente, com ações de preservação do meio ambiente.

0
0
mais de 6 anos

02. Planejando a campanha

5
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Nossa escola está empenhada em reduzir a quantidade de material orgânico que vai para o lixo, pois este representa 50% de todo o lixo produzido no Brasil. Assim, estamos fazendo compostagem e horta com as crianças. Tudo o que for cultivado será utilizado na merenda escolar. Além disto, estamos separando o lixo reciclável na escola e este é recolhido por um "catador de recicláveis".

0
0
mais de 6 anos

05. Avaliação

2
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Gostei muito do jogo da esteira para separação do material reciclável.

0
0
mais de 6 anos

09. Catadores de recicláveis

10
Set

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

0
0
mais de 6 anos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

10
Set

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Reduziremos a quantidade de embalagens de plástico, por exemplo, utilizando sacolas retornáveis e pensando mais um pouco se precisamos de algo antes de comprar...

0
0
mais de 6 anos

05. Feira de trocas

2
Set

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Reutilizar o óleo de cozinha.

0
0
mais de 6 anos

03. Um dia na sua casa

2
Set

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Reciclados: caixas de leite, potinhos de iogurte, embalagem de produtos como higiêne... .Reutilizados: Sacolas plásticas...

0
0
mais de 6 anos

02. Menos é mais

2
Set

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Nossa geração e a futura, merecem um mundo sustentável e somos nós que devemos nos educar para isto.

0
0
mais de 6 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
MARIA ODETE CARA GOUVEIA PROFA EMEIF
SUZANO, SP
Thumb_sq_default
MARIA ODETE CARA GOUVEIA PROFA EMEIF
SUZANO, SP