Top_default

Sustentabilidade

JANUSZ KORCZAK DR EMEIEF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Discutimos diariamente sobre o consumo consciente e sustentabilidade.

Atividades:

Rodas de conversas, produção de texto, pesquisas e atividades no edukatu.

Desejos:

Que todos sejam mais conscientes em suas ações e cuidem, preservem o meio ambiente.

Pessoas:

Envolve os alunos da escola e permite que eles compartilhem com a comunidade o que aprenderam; com o auxilio do edukatu os pais participam das atividades também quando os educando acessam em casa.

Novidades da equipe

05. Avaliação

14
Out

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

A proposta e boa. As crianças abordaram este tema de uma maneira diferente e compartilharam com os pais os quais também contribuíram na realização de algumas atividades propostas no edukatu.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

04. Mão na massa!

14
Out

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Conseguiram atingir os objetivos propostos, estão realizando a coleta seletiva na escola e em casa.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

03. Desenhando a Campanha

14
Out

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Os alunos estão compartilhando o que aprenderam com seus familiares, através de textos, desenhos e atividades e pesquisas que desenvolveram através do edukatu.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

02. Planejando a campanha

14
Out

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Observar a quantidade de lixo e recicláveis que a sala produz ao decorrer de uma semana.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

09. Catadores de recicláveis

14
Out

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

As crianças relataram que conhecem as cooperativas por meio de reportagens, não conhecem pessoalmente e também relataram que próximo de suas casas não tem cooperativas porem tem pontos de descartes.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

05. Feira de trocas

14
Out

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Na feira de trocas as crianças podem levar brinquedos, jogos, dvd, roupa , sapatos o que eles quiserem para trocar com seus colegas ou doarem para alguém, lembrando que tudo deve estar em bom estado para o uso do próximo.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

03. Um dia na sua casa

14
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Embalagens de bolacha, macarrão, suco, lata de milho e ervilha estas são embalagens recicláveis que são separadas do lixo comum. Papeis sujo, embalagens sujas que não podem ser higienizadas e reaproveitadas são jogadas no lixo comum. Restos de alimentos, cascas de legumes e frutas são lixo orgânico devem ser separados do lixo comum e dos recicláveis, estes podem ser utilizado para fazer adubo para as plantas.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

02. Menos é mais

14
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Repensar Antes de comprar qualquer produto é necessário repensar se este será útil, se iremos utiliza-lo, a qualidade deste produto e se seu fabricante é uma empresa seria, qual pensa no cuidado com o uso dos recursos naturais, no tratamento e na valorização dos funcionários, no cuidado com a comunidade e na contribuição para a economia. Após a utilização deste é o momento em que devemos nos perguntar o que faremos, como iremos descarta-lo, se não será útil para outra pessoa da forma em que utilizamos ou de outra forma, se caso não for mais para ninguém e necessário descarta-lo no recipiente correto de acordo com a sua composição, assim estaremos contribuindo com o nosso planeta.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

05. Avaliação

14
Out

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

O projeto é muito bom, possibilitou ampliar o conhecimentos dos alunos de uma forma mais dinâmica e por meio da tecnologia qual os deixam mais interessados.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

04. Mão na massa!

14
Out

Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!

Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar! E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.

Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Blank

Resposta:

Estamos conseguindo alcançar o nosso objetivo e estamos realizando a coleta seletiva em casa alem da escola.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Aline Braiti Conti

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
JANUSZ KORCZAK DR EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
JANUSZ KORCZAK DR EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
JANUSZ KORCZAK DR EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
JANUSZ KORCZAK DR EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
JANUSZ KORCZAK DR EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
JANUSZ KORCZAK DR EMEIEF
SANTO ANDRE, SP

e mais 16 membros (ver todos)