Top_default

Ressignificar com sustentabilidade

NICOLAU MORAES BARROS PROF EMEIF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O Objetivo é trabalhar o consumo consciente que favorecerá a sustentabilidade presente e futura. Estamos na fase inicial do projeto, com discussões, para que os alunos percebam qual a importância de suas escolhas e ações no cotidiano.

Atividades:

Como já mencionado estamos na fase inicial, que é de suma importância, pois serão as discussões poderão favorecer a reflexão para a mudança de atitudes e escolhas. Também possibilitarão a possibilidade de diagnosticar os conhecimentos em relação aos materiais que podem vir a ser reciclados e os não recicláveis. O projeto garante a integração entre as disciplinas, assim este se desdobrará por meio de sequencias didáticas.

Desejos:

A conscientização da importância de suas escolhas para o seu bem estar e do planeta a curto e longo prazo.

Pessoas:

O projeto envolverá diretamente os alunos, esperando-se que estes possam ser multiplicadores dos saberes e ações para os demais grupos da escola, seus familiares e comunidade.

Novidades da equipe

04. Mão na massa!

13
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Nossa campanha Além das reflexões sobre reciclar, reduzir, reutilizar... Iniciamos uma outra discussão sobre o que podemos mudar em nossa escola. Os alunos trouxeram como sugestão, como evitar o desperdicio de alimentos nos momentos de lanche e almoço em nossa escola. Assim nossas pesquisas estão caminhando neste sentido.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

03. Desenhando a Campanha

13
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Nossa turma A sugestão foi para que os alunos a partir de uma imagem impactante sobre a quantidade de lixo produzido, realizassem uma produção de texto, contextualizando com os 8 Rs da Sustentabilidade. Essa produção foi o resultado de todas a discussões, vídeos aulas assistidas, textos lidos e atividades propostas no Edukatu. Essas produções serão postadas por cada um dos alunos.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

02. Planejando a campanha

9
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Nossa turma escolheu falar sobre o desperdício dos alunos na hora da refeição e lanche, pois perceberam que muitos alunos colocam no prato mais do que conseguem ou querem comer. Assim iniciaremos nossa campanha com produção de texto sobre o tema. O segundo passo será confrontar os registros produzidos para unificar em forma de texto coletivo. Todas as discussões após a produção individual serão coletivas.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

09. Catadores de recicláveis

6
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

A proposta para esta atividade é que os alunos localizem os postos de coleta em Santo André, mais próximos de suas casas, bem como compreendam que para ser possível a reciclagem alguns cuidados sejam observados. Antes desta pesquisa, iremos fazer a pesquisa sobre a localização de suas residencias, para que possam verificar quais os ecopontos próximos. Santo André faz parte do pequeno grupo de 6% das cidades brasileiras que oferece a coleta seletiva e, é um dos cinco municípios do País que oferece este serviço em 100% da cidade. Isto ocorre porque a coleta, administrada pelo Semasa tem tido grande adesão popular. Este também será um dos objetos de nossas pesquisas.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

05. Feira de trocas

6
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Nossa turma é do 4º ano, apreciam leitura, costumam retirar livros na biblioteca circulante mais que uma vez por semana. Temos nosso projeto de Leitura que tem sido desenvolvido desde o início do ano e permeia todas as disciplinas. Com todo este incentivo e prática, eles costumam relatar sobre os livros que tem em casa. Como teremos um evento em nosso município para troca de brinquedos, comecei a incentivar discussões sobre a possibilidade de realizarmos uma Feira em nossa sala para troca de livros. Eles demonstraram muito interesse, assim, trocamos a troca de brinquedos por troca de livros, pois conforme bem resume Maria Dinorah, o livro também é um modo divertido de lazer. "O LIVRO É AQUELE BRINQUEDO QUE POR INCRIVEL QUE PAREÇA, QUE ENTRE UM MISTÉRIO E UM SEGREDO PÕE IDÉIAS NA CABEÇA". (MARIA DINORAH)

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

03. Um dia na sua casa

2
Out
Leia Mais ▾
Medium_ana

Resposta:

São vários os trabalhos, postarei alguns Este é da aluna Ana: Reciclando Hoje passei o dia reciclando, repensando , reduzindo e reutilizando. Com ajuda dos meus pais, nós reutilizamos um pote de manteiga para fazer um porta coisas. Foi legal porque todo mundo participou. Nós colocamos gliter e botões. Vejam meu porta coisas... Ana Julia Freitas Vieira

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

02. Menos é mais

14
Set
Leia Mais ▾
Medium_quadrinhos

Resposta:

Nossa turma dividiu-se em grupos, pensaram o tema, dividiram as tarefas e fizeram a história em quadrinhos. Depois fizeram a votação dos melhores trabalhos que serão postados do 4º D.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
NICOLAU MORAES BARROS PROF EMEIF
SANTO ANDRE, SP