Top_default

Ressignificar com sustentabilidade

NICOLAU MORAES BARROS PROF EMEIF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O Objetivo é trabalhar o consumo consciente que favorecerá a sustentabilidade presente e futura. Estamos na fase inicial do projeto, com discussões, para que os alunos percebam qual a importância de suas escolhas e ações no cotidiano.

Atividades:

Como já mencionado estamos na fase inicial, que é de suma importância, pois serão as discussões poderão favorecer a reflexão para a mudança de atitudes e escolhas. Também possibilitarão a possibilidade de diagnosticar os conhecimentos em relação aos materiais que podem vir a ser reciclados e os não recicláveis. O projeto garante a integração entre as disciplinas, assim este se desdobrará por meio de sequencias didáticas.

Desejos:

A conscientização da importância de suas escolhas para o seu bem estar e do planeta a curto e longo prazo.

Pessoas:

O projeto envolverá diretamente os alunos, esperando-se que estes possam ser multiplicadores dos saberes e ações para os demais grupos da escola, seus familiares e comunidade.

Novidades da equipe

04. Mão na massa!

13
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Nossa campanha Além das reflexões sobre reciclar, reduzir, reutilizar... Iniciamos uma outra discussão sobre o que podemos mudar em nossa escola. Os alunos trouxeram como sugestão, como evitar o desperdicio de alimentos nos momentos de lanche e almoço em nossa escola. Assim nossas pesquisas estão caminhando neste sentido.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

03. Desenhando a Campanha

13
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Nossa turma A sugestão foi para que os alunos a partir de uma imagem impactante sobre a quantidade de lixo produzido, realizassem uma produção de texto, contextualizando com os 8 Rs da Sustentabilidade. Essa produção foi o resultado de todas a discussões, vídeos aulas assistidas, textos lidos e atividades propostas no Edukatu. Essas produções serão postadas por cada um dos alunos.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

02. Planejando a campanha

9
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Nossa turma escolheu falar sobre o desperdício dos alunos na hora da refeição e lanche, pois perceberam que muitos alunos colocam no prato mais do que conseguem ou querem comer. Assim iniciaremos nossa campanha com produção de texto sobre o tema. O segundo passo será confrontar os registros produzidos para unificar em forma de texto coletivo. Todas as discussões após a produção individual serão coletivas.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

09. Catadores de recicláveis

6
Out

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

A proposta para esta atividade é que os alunos localizem os postos de coleta em Santo André, mais próximos de suas casas, bem como compreendam que para ser possível a reciclagem alguns cuidados sejam observados. Antes desta pesquisa, iremos fazer a pesquisa sobre a localização de suas residencias, para que possam verificar quais os ecopontos próximos. Santo André faz parte do pequeno grupo de 6% das cidades brasileiras que oferece a coleta seletiva e, é um dos cinco municípios do País que oferece este serviço em 100% da cidade. Isto ocorre porque a coleta, administrada pelo Semasa tem tido grande adesão popular. Este também será um dos objetos de nossas pesquisas.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

05. Feira de trocas

6
Out

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Nossa turma é do 4º ano, apreciam leitura, costumam retirar livros na biblioteca circulante mais que uma vez por semana. Temos nosso projeto de Leitura que tem sido desenvolvido desde o início do ano e permeia todas as disciplinas. Com todo este incentivo e prática, eles costumam relatar sobre os livros que tem em casa. Como teremos um evento em nosso município para troca de brinquedos, comecei a incentivar discussões sobre a possibilidade de realizarmos uma Feira em nossa sala para troca de livros. Eles demonstraram muito interesse, assim, trocamos a troca de brinquedos por troca de livros, pois conforme bem resume Maria Dinorah, o livro também é um modo divertido de lazer. "O LIVRO É AQUELE BRINQUEDO QUE POR INCRIVEL QUE PAREÇA, QUE ENTRE UM MISTÉRIO E UM SEGREDO PÕE IDÉIAS NA CABEÇA". (MARIA DINORAH)

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

03. Um dia na sua casa

2
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_ana

Resposta:

São vários os trabalhos, postarei alguns Este é da aluna Ana: Reciclando Hoje passei o dia reciclando, repensando , reduzindo e reutilizando. Com ajuda dos meus pais, nós reutilizamos um pote de manteiga para fazer um porta coisas. Foi legal porque todo mundo participou. Nós colocamos gliter e botões. Vejam meu porta coisas... Ana Julia Freitas Vieira

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

02. Menos é mais

14
Set

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_quadrinhos

Resposta:

Nossa turma dividiu-se em grupos, pensaram o tema, dividiram as tarefas e fizeram a história em quadrinhos. Depois fizeram a votação dos melhores trabalhos que serão postados do 4º D.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Irene Ferreira da Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
NICOLAU MORAES BARROS PROF EMEIF
SANTO ANDRE, SP