Top_default

Meio Ambiente Semeando o futuro na educação infantil

EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Após conhecermos ao redor da comunidade escolar, observou-se a necessidade de incentivar os alunos a participarem de questões que envolvam a conservação do meio ambiente. Com a intenção de semear na criança o respeito a natureza, para uma atuação mais consciente, no planeta em que vivemos.

Atividades:

Rodas de conversa, confecção de cartazes, videos, cartazes pela escola para o uso consciente da água.Confecção de sacolas para eliminação da sacolas de plástico.

Desejos:

Uma maior consciência nos cuidados com o meio ambiente, pois fazemos parte dele e seremos diretamente atingidos se não fizermos algo.

Pessoas:

Alunos, comunidade escolar e a família. Estão participando na produção de textos, confecção de bonecos com material reciclado.

Novidades da equipe

05. Avaliação

30
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Gostei muito do trabalho, e de ver que realmente as crianças aprendem e colocam em prática o que aprenderam.

0
0
quase 7 anos

04. Mão na massa!

30
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

As crianças ficaram ansiosas para levar pra casa a sacola e compartilhar com a família

0
0
quase 7 anos

03. Desenhando a Campanha

29
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Vamos confeccionar sacolas de tecidos para que as famílias possam reduzir o uso de sacolas de plásticos e utilizar sacolas de tecidos. Esperamos que as famílias aceitem a ideia e utilizem as sacolas.

0
0
quase 7 anos

02. Planejando a campanha

29
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Sacolas de plásticos não!

0
0
quase 7 anos

09. Catadores de recicláveis

31
Out

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Aqui em nossa escola temos a coleta seletiva de óleo e também uma parceria com a Triangulo que retira o óleo de cozinha para fazer sabao

0
0
aprox. 7 anos

05. Feira de trocas

31
Out

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_troca

Resposta:

Olá Como minha turma é de educação infantil, crianças com 5 anos, a nossa troca foi de material escolar. Algumas crianças perderam seus lápis e canetinhas, e para não ter que pedir mais material, como tinham algumas crianças com material repetido, as crianças trocaram seus materiais umas com as outras.

0
0
aprox. 7 anos

03. Um dia na sua casa

31
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_reciclando

Resposta:

Olá, Para essa atividade, por serem crianças de educação infantil e por ser uma comunidade pouco participativa, pedi que as crianças trouxessem alguma embalagem que pudesse ser reciclado. Algumas crianças trouxeram e nós fizemos a separação nos cestos corretos.

0
0
aprox. 7 anos

02. Menos é mais

31
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Olá, como minha turma é de educação infantil, crianças de 5 anos, resolvemos fazer um desenhos para ilustrar o que entenderam sobre reutilizar e diminuir os recursos. Eles desenharam os cestos de coleta de lixo, pessoas reciclando, desenharam os brinquedos que haviam feito com sucata, junto com suas famílias.

0
0
aprox. 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP