Top_projeto_meio_ambiente

PROJETO CUIDANDO, REUTILIZANDO E BRINCANDO

EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. A questão ambiental vem a cada dia, se tornando preocupação da população mundial, a educação como forma de transformação social tem seu papel primordial na luta para construção de um mundo mais conscientes dos seus deveres com meio em que vive. Por tanto, a preservação do meio ambiente, não pode ser tratada de forma distante da educação infantil, mas como parte da vida. Se vivemos no meio onde é preciso cuidar dos recursos naturais; faz se necessárias ações práticas conscientes para a formação da cidadania desde os primeiros anos. Pensando nisso, em nossa unidade desenvolvemos projetos voltados à preservação do meio ambiente e reutilizações de materiais, por meio de atividades lúdicas para conscientização tanto das crianças como das famílias: OBJETIVOS: Proporcionar conhecimento as crianças acerca de temas que envolvam o meio ambiente e cidadania; Conscientizar as famílias por meio delas desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e reutilização; Estimular a mudanças e atitudes de novos hábitos para com o meio; Reconhecer a importância para todos os seres viventes como: Homens, plantas e animais;Ser agente multiplicador de conhecimentos no meio em geral.

Atividades:

? Organização em roda de forma que possa se olhar, interagir e conversar sobre o meio ambiente com situações problemas como o que devemos fazer? ? Sobre a questão do lixo e importância de reaproveitá-los; ? Discutir de separar na hora do descarte; ? Construção de Brinquedos ou jogos com materiais reaproveitados; ? Contar história e fazer cartaz sobre o jogar os lixos em locais apropriados; ? Utilizar músicas, fotos, danças, recorte colagens; ? Construção de um guarda chuva com gotas penduradas, torneiras onde enfatizamos o “ciclo da aguá” e importância na questão do desperdício com cartazes exposto na escola. ? Junto as famílias, colher durante percurso para escola, elementos da natureza, para conexão com a natureza.

Desejos:

Conscientização quanto ao desperdício desenfreado dos recursos naturais. Atitudes simples do dia –a-dia como: desligar torneira durante uso para escovação e banho; utilização de “lixos” recicláveis para confecção de outros objetos, principalmente brinquedos.

Pessoas:

O nosso projeto conta com a participação dos alunos e das famílias. Alunos como agentes principais nas atividades desenvolvidas. As famílias com cooperadores durantes realização de pesquisas, confecção de cartazes, participação em exposição e receptores das aprendizagens dos discentes em suas residências.

Novidades da equipe

05. Avaliação

30
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Medium_img-20170824-wa0018

Resposta:

Nossa pesquisa foi muito legal, sobre como reciclar e também a importância de separarmos os manterias para o descartes. Os pais deram uma devolutiva muito positiva.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

04. Mão na massa!

30
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_23622172_190029914899791_995851063203963397_n

Resposta:

Essa experiência foi muito legal, onde aprendemos muito juntos.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

04. Mão na massa!

30
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_23622172_190029914899791_995851063203963397_n

Resposta:

Essa experiência foi muito legal, onde aprendemos muito juntos.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

03. Desenhando a Campanha

30
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Medium_23722532_190029231566526_5335896750727529292_n

Resposta:

Organizamos cartazes sobre o meio ambiente e muitas outras coisas para receber a família no sábado letivo. E comunidade com palestras sobre reciclar, onde foi construindo a ideia com os pais de fazerem uma figura humana com materiais.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

02. Planejando a campanha

30
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Acreditamos que uns 15 kilos. Com relação ao recicláveis chega a 21 kilos por mês.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

09. Catadores de recicláveis

30
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_23519167_190028078233308_3155929547850652411_n

Resposta:

Na nossa unidade,temos parceria com uma cooperativa chamada cooperluz. Além da parceria com a escola e comunidade. Eles fazem palestras na unidade para com comunidade sobre a importância dos materiais serem reciclados e como fazer o descarte no lugar devido.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

05. Feira de trocas

30
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Fizemos trocas de pequenos brinquedos conversamos com os pais, sobre a ideia é colocamos em prática, interessante que eles se mobilizaram trouxeram de casa brinquedinhos repetidos e que já haviam brincado bastante.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

03. Um dia na sua casa

30
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_img-20170824-wa0018

Resposta:

Para alguns pais embalagens, palitos e potes de plástico é possível criar vários brinquedos interessantes. Móvel (armário, sofá, guarda-roupa, estante, escrivaninha, mesa, cadeira, etc) quebrado não precisa ir parar no lixo. Eles podem ser consertados ou doados.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

02. Menos é mais

30
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

0
0
quase 7 anos
Publicado por Marcia Andrade da Costa

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP