Top__20171105_195909_1_

Meio Ambiente e Reciclagem

CEU LUIZA MARIA DE FARIAS | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Como educadores, pensando em contribuir para a formação de uma geração mais consciente e em uma escola que promova esse aprendizado, ensinar a importância de atitudes de preservação para com o meio ambiente, desenvolvemos o projeto com os alunos da educação infantil de cinco anos, pois além da importância de enfatizar as questões ambientais desde os primeiros anos, nesta fase os pequenos já apresentam curiosidades, percepções e sentimentos em relação ao mundo que nos cerca.

Atividades:

  1. Rodas de conversas sobre os diferentes assuntos abordados (Interpretações, opiniões, elaboração de perguntas e respostas, etc.)
  2. Construção de uma lista com os principais problemas ambientais;
  3. Construção de coletores com caixas de papelão de acordo com suas respectivas cores;
  4. Colaboração dos alunos e seus familiares na coleta e doação de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos e/ou jogos;
  5. Exposição dos materiais: Levantar com os alunos as seguintes questões para análise em grupo: -Classificação quanto ao material (plástico/papel/metal/vidro/orgânico); -Impacto causado na natureza; -Tempo de decomposição; -Qual seria a opção para a reutilização do material;
  6. Cada aluno escolherá um material para descartar no coletor de acordo com sua respectiva cor.

Desejos:

Despertar nos alunos, seus familiares e toda a comunidade escolar a consciência pela preservação ambiental a partir de ações simples no dia a dia, como não jogar papeis no chão da sala de aula e em outros espaços no ambiente escolar, não jogar lixo nas ruas, descartar o lixo no lixo, separar os diferentes materiais para facilitar o trabalho dos coletores de lixo, apagar as luzes após sair das salas, fechar as torneiras enquanto escovar os dentes, não demorar no banho, fechar as torneiras direito para não deixar a torneira pingando, evitar o desperdício de alimentos, só colocar no prato a quantidade que vai comer, enfim evitar o desperdício.

Pessoas:

Nosso projeto envolve nossos alunos e toda comunidade escolar a partir de ações simples no dia a dia no ambiente escolar, como o uso consciente da água e energia elétrica, a implementação da coleta seletiva, a qual, os alunos foram incentivados a realizar a classificação, separação, o descarte correto de todos os materiais de acordo com a cor dos coletores e a importância da reciclagem. O projeto também contou com o envolvimento e colaboração dos familiares dos alunos, na coleta e doação de materiais que iriam para o lixo para o reaproveitamento na confecção de brinquedos e jogos. Verificou-se que este envolvimento dos alunos em ações simples no dia a dia no ambiente escolar e em seus lares, já repercutiu conforme relatos de alguns pais: “Professora, minha filha me repreende quando eu lavo a louça com a torneira aberta, diz que eu vou acabar com toda a água do planeta”, “Professora, gostaria de saber o que esta acontecendo na escola, pois meu filho fica chamando a minha atenção, e repreendendo minhas ações em relação ao descarte do lixo, economia de água e energia”, etc.

Novidades da equipe

05. Avaliação

30
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Medium_img_20171130_114833507_hdr_1_

Resposta:

A importância de trabalhar a educação ambiental desde os primeiros anos na escola, os diferentes temas, promover o conhecimento e conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente para os seres vivos. Material muito rico, de fácil compreensão, vídeos, jogos e ilustrações que encantaram as crianças. A campanha de doação de roupas foi um sucesso!!

0
0
quase 7 anos

04. Mão na massa!

30
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_img_20171130_143721152_1_

Resposta:

A campanha de doação de roupas foi um sucesso! Foram três dias de campanha de doação de roupas para as pessoas que precisavam, devido a arrecadação de muitas peças, toda comunidade escolar envolvida com o evento. O espaço foi organizado pelos professores que participaram do projeto e seus alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, separando as peças de roupas, organizando-as nos cabides e expondo nas araras e varais, logo ma entrada da escola. Ao buscar os alunos, na saída, Os familiares dos alunos retiravam as peças de roupas que precisavam, saíram satisfeitos com o gesto de carinho e de solidariedade dos envolvidos neste evento.

0
0
quase 7 anos

03. Desenhando a Campanha

28
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Medium__20171128_211034_1_

Resposta:

Pensando em ações solidárias para com o próximo, resolvemos nos engajar, alunos, familiares e comunidade escolar na campanha de arrecadação de peças de roupas, algo que serviu para você e que não tenha mais utilidade, mas que poderá servir para outra pessoa que precise. Doar faz bem para todos, para quem doa, sensação de dever cumprido, para quem recebe, a felicidade de ter o que se precisa. A turma foi envolvida na confecção de cartazes para expor em pontos estratégicos no ambiente escolar para divulgação desse evento, desta forma, inseri-los neste contexto só acrescentará no seu processo de aprendizagem, transformando pessoas, tornando-as mais solidárias...

0
0
quase 7 anos

02. Planejando a campanha

27
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Medium__20171127_083913_1_

Resposta:

Nós, alunos do infantil V A, estaremos juntos com nossas professoras realizando uma campanha para arrecadar peças de roupas que não servem mais para você, e que poderá servir para outras pessoas.

0
0
quase 7 anos

09. Catadores de recicláveis

16
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Um coletor foi convidado para orientar nossos alunos sobre a importância da separação dos diferentes materiais para o trabalho dos coletores que muitas vezes se deparam com incidentes devido a forma incorreta de descarte dos diferentes materiais. os alunos também apreenderam sobre a importância do trabalho dos coletores que recolhem o lixo espalhado pela cidade, o destino do lixo, etc.

1
0
aprox. 7 anos

05. Feira de trocas

16
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium__20171127_083559_1_

Resposta:

- Roda de conversa com os alunos sobre o evento ( quais brinquedos já não tem tanta graça para você e que gostaria de trocar com seus colegas?) - Enviar bilhetes para os familiares dos alunos com orientações sobre o evento; - Organizar espaço para exposição; - socialização sobre a experiência.

1
0
aprox. 7 anos

03. Um dia na sua casa

16
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium__20171105_195909_1_

Resposta:

- garrafas pet; - tampinhas de garrafas; - caixas de leite; - latas de conserva; - sacolinhas desupermercado; - caixas de papelão; - embalagens de shampoo; Como descrito no nosso projeto, os alunos e seus familiares participaram da coleta e doação desses materiais para a confecção de brinquedos e jogos para os alunos brincarem na escola

1
0
aprox. 7 anos

02. Menos é mais

16
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium__20171126_124937_1_

Resposta:

Combinados da turma do infantil V A: - Não molhar o chão do banheiro, não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, não deixar a torneira pingando, não ficar apertando a descarga do vaso sanitário sem necessidade, apagar as luzes ao sair das salas, não jogar papeis no chão da sala; Alunos: Usar sem desperdiçar né prô, se não a água do planeta vai acabar... Professora: Isso mesmo. Fazer uso de forma consciente, sem desperdiçio. Desta forma estaremos respeitando o bem mais precioso para a vida no planeta. Alunos: Todos as pessoas, animais, plantas, peixes, passáros, formigas, precisam de água para viver né prô? Professora: Sim, todo ser vivo. Alunos: Precisamos cuidar do nosso planeta né prô? Não desperdiçar água e energia elétrica, não jogar lixo nas ruas, jogar o lixo no lixo, separar os diferentes materiais para facilitar o trabalho dos coletores de lixo, reutilizar os materiais quando possível, fazer brinquedos... Todos: Construir um planeta mais feliz para todos!!!

1
0
aprox. 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img-20170406-wa0014
CEU LUIZA MARIA DE FARIAS
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP