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Desperdício Zero de alimentos

CIDADE JARDIM ESCOLA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Esse projeto nasceu inicialmente da preocupação de uma prática comum na escola que é trocar a alimentação balanceada e rica em nutrientes por lanches na cantina. Foi diagnosticada a prática do desperdício de alimentos e reportado o número de 60kg de alimentos descartados diariamente. O nosso objetivo é inicialmente combater à prática do desperdício orientando e educando os alunos e num segundo momento estreitar a relação positiva que os mesmos devem ter com a prática de uma alimentação consciente e integrativa.

Atividades:

Educação da comunidade escolar para o combate ao desperdício de alimentos, mensuração diária do desperdício de alimentos no restaurante da escola, captação de alimentos não perecíveis para doação ao programa Mesa brasil do SESC

Desejos:

Temos dois objetivos com esse projeto. Num primeiro momento educar a comunidade escolar para o não desperdício de alimentos e as consequencias geradas pela prática, vislumbramos e conseguimos até agora diminuir o desperdício diário de alimentos na escola num total de 60kg diários no início do projeto e no prazo de um mês computávamos 36kg de alimentos descartados. Esse número continua caindo. Numa segunda etapa do projeto pretendemos engajar os alunos na produção de alimentos com o objetivo de estreitar as relações afetivas que eles tem com a comida.

Pessoas:

Na primeira etapa do projeto, foi feito o trabalho de educação e conscientização ambiental com os alunos do EFI e EFII para o não desperdício de alimentos e as consequencias da prática para a sociedade e comunidade escolar. Foi analisado o processo da compostagem utilizando o livro da escritora Raquel Ribeiro 'A fuga das minhocas' com o objetivo de implementar no restaurante da escola, uma composteira elétrica para a produçao de humus a partir do descarte de resíduos orgânicos. Esse humus ficaria à disposição da comunidade escolar como uma forma de incentivar a prática das hortas urbanas e com isso numa segunda etapa engajar os alunos na produção dos alimentos que comem, focando em questões éticas, afetivas, emocionais e de cultura.

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Membros

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