Top_default

Consumo Sustentável

BENEDITO JOSE DE MORAIS EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Objetivos

O Projeto tem como temática a água e os elementos hidrográficos, principalmente por motivação da crise hídrica atual. O principal objetivo é que o aluno entenda como os elementos hidrográficos “funcionam” para o homem. Assim, é proposto, o incentivo à eliminação do desperdício, diminuição do consumo, práticas que estão relacionadas a diminuição da poluição, levando o aluno a curiosidade, à exploração, ao questionamento, à indagação e ao conhecimento em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza tendo como objetivos:

  • Desenvolver postura investigativa durante as atividades propostas.
  • Compreender a natureza como um conjunto dinâmico e que o ser humano faz parte desse conjunto e atua sobre ele.
  • Compreender elementos sobre o consumo consciente de forma crítica, através de leituras, questionamentos e experimentos.

Atividades:

  • Realizar um experimento para saber a proporção de água existente em nosso planeta, utilizando uma garrafa pet, um como com 200ml e um copo com 50ml. Proporcionando momentos de interações e esclarecimentos, visando à conscientização de todos sobre o consumo de água , com o incentivo à eliminação do desperdício.
  • Propiciar uma Pesquisa para casa em que os alunos farão um questionário sobre as principais práticas de consumo diários em suas famílias.
  • Propiciar uma socialização sobre a pesquisa enviada para casa e trazer para os alunos algumas práticas do nosso dia a dia que poderão ser adotadas para um consumo sustentável da água e do consumo compulsivo e desnecessário.
  • Apresentação de vídeos do programa: www.akatu.org.br na informática que irão tratar das práticas de consumo nas atividades diárias das famílias , da agricultura e das indústrias.
  • Fazer um registro individual sobre as atitudes sustentáveis já discutidas e trabalhadas durante o projeto e em seguida socializar com os colegas de outras turmas .

Desejos:

Incentivar à eliminação do desperdício, diminuição do consumo, práticas que estão relacionadas a diminuição da poluição.

Pessoas:

  • Usar o globo terrestre e continuar fazendo questões: O que isso representa? (Planeta) Por que algumas partes são azuis e outras verdes? Questionar até o entendimento da representação de mares, lagoas e rios no mapa. Identificar o Brasil. Direcionando o foco para os rios, destacando a poluição das águas pelo lançamento de esgoto e a degradação ambiental; *Partindo da polêmica na etapa anterior, com foco no consumo consciente baseado nos vídeos Akatu, desenvolver com os alunos atitudes sustentáveis, através de situações do cotidiano.
  • Desenvolver cartazes sobre o tema “Consumo Sustentável” e fazer a socialização com as outras turmas da escola. *Desenvolver um jogo do percurso com atitudes sustentáveis e não sustentáveis, valorizando os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
BENEDITO JOSE DE MORAIS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
BENEDITO JOSE DE MORAIS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
BENEDITO JOSE DE MORAIS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
BENEDITO JOSE DE MORAIS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
BENEDITO JOSE DE MORAIS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
BENEDITO JOSE DE MORAIS EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 23 membros (ver todos)