Top_default

Uma missão quase impossível

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA | MACAU - RN

Projeto da equipe

Ideias:

Modificar o espaço físico da escola e que ela seja mantida ao longo do tempo.

Atividades:

  • Oficinas de arte (grafite, reutilização)
  • Rádio na escola (criação de vinhetas)
  • Produção de materiais de artesanato com material reutilizado para ser utilizado na escola

Desejos:

  • Melhor manutenção do espaço físico da escola
  • Resignificação do espaço escolar através da arte

Pessoas:

Alunos, professores e pais. Alunos (200): participam de todo o processo das oficinas Professores (3): professor de arte desenvolve e outros apoiam o desenvolvimento do projeto, criação de cartazes etc. Pais (20): Apoiando os alunos na execução das atividades.

Novidades da equipe

07. Mão na massa

2
Fev

Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!

Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.

Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).

E aí, é só colocar suas ideias em prática!

Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede no Edukatu.

Vale lembrar que, depois da campanha, vocês devem avaliar os resultados. Vamos nessa?

Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?

Blank

Resposta:

teste

1
0
aprox. 3 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

04. Do Plástico ao Plástico

2
Fev

Se bem aproveitado, o plástico pode ser um grande aliado. O uso do plástico tornou vários objetos mais higiênicos, baratos, leves e resistentes.

Mas como saber se estamos tirando o melhor proveito desse material?

Confira no vídeo abaixo e faça as atividades sugeridas por seu professor ou professora. Depois compartilhe os principais resultados com a gente:

Assista...

Blank

Resposta:

teste

0
0
aprox. 3 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

03. Descarte de plástico

2
Fev

Como vimos na atividade anterior, o plástico é muito utilizado no mundo atualmente. Ele está presente na maior parte das embalagens, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, itens de uso pessoal e mais. Por isso, ele tem uma participação importante na composição do total de materiais que são descartados todos os dias.

Aprender a descartá-lo adequadamente pode evitar uma série de problemas graves, como seu acúmulo nos lixões, aterros, rios e mares.

Pesquise como podemos usar melhor e descartar os resíduos plásticos corretamente. Depois, compartilhe o que você encontrou com a gente:

Blank

Resposta:

teste

0
0
aprox. 3 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

05. Avaliação

5
Ago

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

teste

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

04. Mão na massa!

5
Ago

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

teste

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

03. Desenhando a Campanha

5
Ago

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

teste

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

02. Planejando a campanha

5
Ago

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

teste

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

09. Catadores de recicláveis

5
Ago

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Teste

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

05. Feira de trocas

5
Ago

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

teste

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

03. Um dia na sua casa

5
Ago

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Ao separar os resíduos dá pra perceber que grande parte pode ir pra reciclagem, e o volume é bem maior quando comparado aos resíduos que não podem ser reciclados.

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Luciana Vilas Boas
da Equipe 100% do alimento

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA
MACAU, RN