Top_default

Papel na Vila Linda: Uso consciente de papel e sustentabilidade

OSCAR CHAVES REVERENDO EMEIEF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

É muito importante à consciência dos problemas ambientais e o quanto à ação humana tem responsabilidades diante desse tema. Torna-se desta forma, necessária uma problematização do uso consciente de papeis dentro da EMEIEF Reverendo Oscar Chaves, localizada na Vila Linda, em Santo André. |Desta forma, pretende-se: reduzir a quantidade de papel utilizada com vistas a sustentabilidade ambiental e econômica; identificar os pontos fortes e fracos da Unidade Escolar com relação ao uso; traçar, juntamente com os servidores, um plano de ação para evitar desperdício; verificar a possibilidade da realização de uma oficina de trabalhos com os papéis inutilizados; demonstrar a necessidade de adoção de práticas sustentáveis; refletir sobre o papel de cada um dentro da Unidade Escolar e frente à sociedade.

Atividades:

Inicialmente será feito um levantamento de questões sobre o uso do papel dentro da Unidade Escolar. Neste primeiro momento serão estudados alguns temas como: meio ambiente, a ação humana sobre o meio, sustentabilidade, uso consciente dos recursos, os três “R”s (reduza, reuse, recicle), consumo, entre outros temas. Vale salientar que a educação ambiental deve ser utilizada como uma ferramenta para a busca de um desenvolvimento sustentável. Depois serão realizadas ações de conscientização e de redução do consumo de papel, como também buscar alternativas para a resolução deste problema.

Desejos:

É importante que todos percebam a relação que há entre a necessidade urgente de, não só entender e praticar a consciência ecológica, mas de compreender que o uso consciente do papel está intimamente ligado à questão ambiental. É a partir da educação ambiental que se deve almejar uma conscientização ecológica efetiva que contribuirá para o desenvolvimento sustentável. Mais do que educação ambiental e consciência ecológica, as ações voltadas para o desenvolvimento e consumo sustentável é, também, o exercício pleno de cidadania.

Pessoas:

Esse projeto contará com participação de várias pessoas envolvidas com a vida escolar (outros professores, funcionários, famílias) e que colaborarão com orientações, reflexão e ações que levem todos os envolvidos a criarem um olhar crítico diante do consumo de papéis dentro da Unidade Escolar.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_22712515_1837348789613021_9049257828647729438_o
OSCAR CHAVES REVERENDO EMEIEF
SANTO ANDRE, SP