Top_imagem

Projeto energia, se liga!

SALVADOR GORI PROF EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto coletivo da escola é sobre ODS, e nosso projeto visa desenvolver postura de consumo consciente.

Atividades:

Comparativo de contas de energia elétrica para verificar a redução.

Desejos:

A conscientização do consumo.

Pessoas:

Sim, através de rodas de conversa, folders, atividade para casa.

Novidades da equipe

12. Direto da Horta

5
Out

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Blank

Resposta:

Agendar

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

5
Out

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

Ok

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

10. Tem gosto de quê?

5
Out

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

Blank

Resposta:

Vamos fazer!!!

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

02. Água Potável e Saneamento

5
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

12. O que você achou do percurso?

5
Out


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso é difícil para crianças de 7 a 8 anos, acredito que foi pensado para os maiores, mas conseguimos nos envolver e fazer muitas atividades propostas, trazendo o que é mais importante, a reflexão. Grata pela oportunidade.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

11. Hora de celebrar!

5
Out

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Medium_atividade_9

Resposta:

Era uma vez uma escola preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade. Essa escola conheceu uma ong que acredita que juntos podemos mudar o mundo e juntos passaram a fazer parte do dia a dia dos alunos. Com um percurso de atividades e reflexão cada um foi construindo sua história e mudando atitudes. Hoje somos muitos preocupados com o bem comum. Uma história de sucesso que trouxe muitas ações sustentáveis e um grande legado para a comunidade.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

10. Feira de Ciências

5
Out

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_s_bado_letivo

Resposta:

DEPOIMENTO 2 ANO C TUDO COMEÇOU QUANDO A GENTE INICIOU O PROJETO ENERGIA SE LIGA. NÓS CONVERSAMOS NO “ TAPETE MÁGICO “ SOBRE O QUE É ENERGIA LIMPA. CADA UM DEU SUA OPINIÃO E A GENTE CONHECEU A MÚSICA ENERGIA LIMPA DO CARLINHOS BROWN, ESTUDAMOS A LETRA DA MÚSICA, ENSAIAMOS E APRESENTAMOS NO SÁBADO LETIVO PARA OS FAMILIARES. NO PÁTIO COLOCAMOS UM CARTAZ PARA AS PESSOAS COLOCAREM SUA OPINIÃO. A GENTE ENTÃO CONHECEU A PLATAFORMA EDUKATU E FIZEMOS UM DESENHO PARA UM PAINEL COLETIVO QUE COLOCAMOS NA PLATAFORMA. VIMOS VÁRIOS FILMES E FIZEMOS AS ATIVIDADES DA PLATAFORMA. ENQUANTO ISSO COLOCAMOS NO PÁTIO A RESPOSTA DO QUE É ENERGIA LIMPA E CONTAMOS O ASSUNTO DO NOSSO PROJETO. PARA CASA LEVAMOS UMA TABELA PARA VER COMO NOSSA FAMÍLIA USA A ENERGIA E TAMBÉM PARA CONVENCER PARA ECONOMIZAR ENERGIA. NA AGENDA FOI OUTRA TABELA PARA VER COMO É A NOSSA CONTA DE ENERGIA E DE ÁGUA. ESTUDAMOS COMO SE FAZ PARA PRODUZIR ENERGIA E QUAL A FORMA QUE PREJUDICA MENOS A NATUREZA E FIZEMOS TEXTOS SOBRE AS ENERGIAS. FIZEMOS ALGUNS EXPERIMENTOS SOBRE ENERGIA E MONTAMOS UMA BICICLETA QUE GERA ENERGIA ATRAVÉS DAS PEDALADAS. CRIAMOS UM QUIZ COM PERGUNTAS FEITAS POR NÓS E COLOCAMOS NO NETBOOK PARA AS PESSOAS TESTAREM SEUS CONHECIMENTOS DURANTE A MOSTRA. NÓS APRESENTAMOS TUDO NA MOSTRA CULTURAL NO DIA 28 DE SETEMBRO. FOI MUITO LEGAL E DIVERTIDO PARA NÓS. E TAMBÉM APRENDEMOS MUITO E ESTAMOS MUDANDO A CONSCIÊNCIA DE OUTRAS PESSOAS PORQUE NÃO EXISTE OUTRO PLANETA TERRA.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

06. O que tem no seu alimento?

23
Set

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

08. Escolhas com economia

23
Set

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Etiqueta A é o produto mais econômico.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

09. As alternativas para a energia

23
Set

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_atividade_9_2

Resposta:

Experimento: Energia solar O que fizemos? Fizemos um experimento para entender a energia solar numa parte do corpo O que descobrimos? Descobrimos que o papel alumínio retém ou observe a luz solar fazendo que esquente o nosso dedo.

0
0
aprox. 5 anos
Publicado por Sueli Fernandes de Lima

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no do circuito

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_sueli
SALVADOR GORI PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP