- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Ahhhhh :(
Já terminamos o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Projeto importante e prazeroso de trabalhar com os alunos. As sugestões de aula são ótimas e os vídeos bem produzidos, porém, não houve possibilidade de fazer as atividades do circuito, visto que há muitos alunos e alguns necessitam de auxílio constante das professoras.
Também houve problemas de falha na internet e suspensão de algumas aulas no laboratório de informática por motivo de outras atividades da unidade escolar como, Conselho de Classe, reunião de pais, etc...
Esse projeto deu-se em conjunto com as turmas do 1º ano, da Prof. Lucicleide e 3º anos, da Prof. Fátima.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
Os “Agentes do Bem” com suas famílias produziram lindos objetos e brinquedos com sucata e fizeram exposição dos trabalhos para apreciação de outras turmas e das famílias. E, por fim, encerraram os trabalhos brincando com o que fizeram.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
Os “Agentes do Bem” produziram cartazes para a campanha, conscientizando a respeito dos 4rs e fizeram a apresentação dos cartazes produzidos.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
O Projeto iniciou com a Milena (Akatu), em uma roda de conversa com as turmas para verificar o que sabiam a respeito dos 4rs e desenvolvimento de uma atividade.
Logo após, juntamente com as professoras Lucicleide (1º ano) e Fátima (3º ano), fizemos encontros para estudar o assunto com vídeos da plataforma e atividades.
As turmas foram designadas em “Agentes do Bem”, com algumas tarefas para cumprir:
- Orientar na hora do café e almoço alunos de outras professoras a um consumo consciente, evitando dessa maneira, o desperdício de alimento. Também tinham que orientar os mesmos a depositar as sobras nos lugares certos. Foram colocados 2 recipientes: 1 para casca de frutas e outro para os restos de comida.
- Aprender a descartar o lixo de acordo com o material
- Incentivar os pais a utilizarem sacolas retornáveis nas compras, evitando assim, as sacolinhas plásticas